b0Zlbk19oTLjKPvb807suPFKBtN

A Fuga das Galinhas (Chicken Run, 2000)

Chicken Run é um filme de animação acerca de – isso mesmo – galinhas. A parte mais curiosa do filme nem é isso, mas o facto de o inglês britânico presente combinar tão bem com galinhas do campo.

Dito isto, esta longa-metragem animada é feita com recurso à técnica stop motion, dos mesmos estúdios de animação de Wallace & Gromit. Visualmente, ou se ama ou se odeia este estilo, mas resulta perfeitamente no filme e em cada momento da acção.

A história desenrola-se à volta de um bando de galinhas que se recusa a desistir e a viver em cativeiro para sempre. Seguem-se planos e mais planos de fuga, sempre frustrados pelo odiável (ainda que pouco brilhante) dono da quinta. Este bando de galinhas britânicas, é liderado  por Ginger, que é uma personagem com mais carisma e presença de ecrã do que muitas estrelas de cinema. Isto deve-se e muito, à perfeita voz de Julia Sawalha, que empresta uma forte personalidade à personagem. Para salvar estas galinhas surge um galo de origem americana (Mel Gibson), que se compromete a ensiná-las a voar.

Infelizmente, não é possível não reparar na necessidade de meter no filme uma personagem principal de origem americana e sugerir a cooperação Grã-Bretanha – Estados Unidos da América, para salvar os oprimidos dos opressores, que no fundo só querem fazer ovos e tartes de galinha (fossem todos os opressores assim).

O filme tem os seus momentos. Apresenta um pouco do típico humor inglês, mas numa versão mais ligeira, que faz com que mesmo as pessoas que não o apreciem se riam dele. Infelizmente, existem cenas extremamente paradas, provocando 84 minutos de altos e baixos entre comédia e aborrecimento.

 Veredicto: Chicken Run é um filme de animação bem executado no seu género. Trouxe algo fresco pelo simples facto de ser de origem britânica, mas pecou em não conseguir evitar incluir o típico estereótipo do herói americano que salva o dia. Uma boa visualização em família para um domingo à tarde.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com