Broadway Melody (1929)

The Broadway Melody foi o segundo filme a ganhar o Óscar de melhor filme e o primeiro sonoro a ganhá-lo. Do ponto de vista histórico, é extremamente interessante visualizá-lo: transmite ao espectador uma noção perfeita, não só do cinema da época, como também dos estereótipos e papéis sociais vigentes à data – é possível observar desde hábitos a formas de cumprimento, incluindo uma personagem secundária homossexual. 

Em termos técnicos, quem vê este musical não pode evitar notar que a qualidade do som varia conforme a acção: se uma discussão levar alguém de uma ponta à outra da sala percebe-se que a captação é afectada. Naturalmente, isto é estranho para o espectador dos nossos dias, mas as técnicas de captura de som empregues no filme foram as do mais alto nível – à altura.

Nos 100 minutos de filme há um convite para acompanhar as irmãs Mahoney (Anita Page e Bessie Love), enquanto estas tentam vingar no mundo do espectáculo com o seu número de dança e canto. O charmoso compositor, cantor, dançarino e quebra-corações Eddie Kearns (Charles King) compõe o trio de protagonistas. Em termos de representação, ninguém sobressai particularmente, sendo todos fiéis ao estilo de representação da época e o guião também não é particularmente rico, limitando-se a girar, ao longo de todo o filme, em torno deste trio. A tendência para o tédio é bastante superior aqui do que, por exemplo, em Wings (o filme revisitado, anteriormente, na viagem do Spoon pelos Óscares), principalmente porque abunda em diálogos e o maior drama é um conjunto de gritos inteligíveis que levou polícias bêbados, pais de família e heróis de guerra a tapar os ouvidos enquanto assistiam a The Broadway Melody.

Veredicto: Percebe-se, à luz de 1929, a razão pela qual este filme ganhou um Óscar. Já para o espectador actual este visionamento não é particularmente recompensante, a não ser que a intenção seja adquirir conhecimentos sobre o período histórico ou sobre o cinema da época. 

image

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com