Parkland Film - JFK

Parkland (2013)

Parkland serve de homenagem ao aniversário da morte do presidente John F. Kennedy. O filme foca-se no dia do assassinato de Kennedy e nos dias imediatamente a seguir ao acontecimento. O espectador é convidado a acompanhar diversas personagens por estas 72h de acontecimentos, todas elas baseadas em pessoas reais que viveram a tragédia em primeira mão, no dia 22 de Novembro de 1963. É de destacar a personagem de Abraham Zapruder (que capturou numa câmara de 8 mm o exacto momento do homicídio), interpretado por Paul Giamatti de forma brilhante, capaz de trazer uma intensidade tremenda aos momentos mais dramáticos de cada cena. O restante elenco teve prestações sólidas, com excepção de Zac Efron, que parece sofrer da síndrome da Kristen Stewart, sendo incapaz de mudar de expressão facial ou transmitir algo mais claro que um esgar que pode ser dor, tristeza, indecisão, prazer ou sono.

Um pormenor sempre presente durante os 93 minutos é o som. Não a banda sonora, que em vários filmes é elogiada ou criticada, mas o som de cada movimento, de cada objecto e cada acção. Ouvem-se as portas a fechar, os telefones a serem desligados, o cigarro a ser fumado. Tudo isto constrói uma atmosfera dramática e intensa que permite ao espectador sentir-se naquele preciso momento e questionar-se acerca de como será viver um episódio dramático daquela dimensão, o que sentiria, o que faria.

Infelizmente, Parkland oferece muito pouco para além do drama e do relato histórico dos acontecimentos. Apesar de estar colocado na categoria de mistério e thriller, isto é algo muito pouco presente, mesmo para alguém que tenha faltado a todas a aulas de história. Não há como sentir surpresa, curiosidade ou intriga, pois este filme vê-se como um documentário.

Veredicto: Parkland concretizou aquilo a que se propôs: contar a história do assassinato de Kennedy de forma intensa, dramática e fiel. Pecou por ser incapaz de imprimir ao filme algo mais do que a sensação de documentário. Apesar de tudo, desafia o espectador a entrar numa montanha russa de emoções se este se dispuser a isto.

Parland tem estreia em Portugal marcada para amanhã.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com