The-Great-Dictator

O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940)

The Great Dictator é um filme fascinante de analisar. Por um lado, se repararmos na data, vemos que é anterior ao Holocausto, portanto não foi realizado com o intuito de crítica ou de voz social. Por outro lado, é óbvio quem são as personagens Adenoid Hynkel da Tomania e Benzino Napoloni de Bacteria. O próprio Chaplin admitiu que, se soubesse dos horrores que o decorrer da 2ª Guerra mundial traria, nunca teria realizado este filme. Curiosamente, o próprio Hitler viu o filme, e embora não haja registo da sua reacção, sabe-se que quando acabou pediu para o ver de novo.

A história centra-se em Adenoid, um individuo humilde, veterano da 1ª Guerra Mundial que agora vê toda a sua existência em perigo por viver num bairro judaico. A isto junta-se o facto de esta personagem ter um aspecto similar a uma outra preponderante na história, e tudo se desenrola a partir daqui.

Com isto em mente, ao longo dos 135 minutos atravessamos uma série de situações e acções: desde cenários de guerra, aos ghettos judaicos e aos aposentos de Adenoid. Um elemento sempre presente no filme é a comédia, como seria de esperar de Chaplin, com a particularidade de ter sido o seu primeiro filme falado. De resto, todo o filme veio da sua mente, sendo ele guionista, realizador e protagonista, e tendo escrito um guião detalhado de cada momento do filme, incluindo a famosa dança com o globo. A adicionar à comédia encontramos drama, com situações bem ilustrativas desse género. Mas o mais intrigante é que não existem mudanças bruscas entre os dois géneros: o que chama a atenção são as fusões suaves de drama e comédia, que provocam uma risada ansiosa repentina, como se o espectador não soubesse como interpretar o que está a acontecer no ecrã.

Veredicto: Este filme é um clássico incontornável, não só para quem é fã do cinema da época, como para quem é fã de Charlie Chaplin. Ainda que sem intenção, tornou-se também num testemunho sobre o que aconteceu no decorrer da 2ª Guerra Mundial, sendo que levou muitos a apelidarem Chaplin de visionário.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com