umaaventura

Uma Aventura

Em Outubro de 2000 estreava Uma Aventura, talvez uma das séries infanto-juvenis Portuguesas, mais míticas de Portugal. Com mil e um actores diferentes e constantemente a mudar de protagonistas, teve ainda alguma longevidade (durou 5 temporadas).

A história era baseada nos livros homónimos de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães e em cada episódio havia uma “aventura” diferente. No entanto, como em muitas séries, a 1ª temporada foi a mais marcante. Como, nada do que importa, escapa ao escrutínio da colher escura, vamos então seguir o rastro destes primeiros actores.

Filipa e Mafalda Mendes interpretavam as gémeas Luísa e Teresa, ou Teresa e Luísa, depende da perspectiva. Após saírem desta série em 2001, as gémeas decidiram deixar o show business e dedicaram-se a artes diferentes.

A Mafalda, que é a mais bonita (ou será que é a mais feia?), tornou-se uma advogada e trabalha num escritório de advogados.

Já Filipa, optou por uma carreira ligada à comunicação e marketing. Certo é que, nem uma nem outra, tinham aspirações em ser actrizes e como entretanto nunca mais receberam convites, seguiram outros rumos. Outro ponto facilmente observável, é que deixaram de utilizar tigelas na cabeça, a fazer de molde, para o corte de cabelo.

image

image

(o spoon não faz qualquer ideia de quem seja quem)

Cristovão Campos interpretava Chico, o aventureiro com jeito para falar com as ladies. Cristovão, desde o início, se destacava como quem tinha mais potencial do grupo. Sem surpresas, seguiu a carreira de actor. Tem feito maioritariamente televisão, deambulando entre novelas da TVI – Doce tentação, Mar de paixão, etc – e séries da rtp 1, participando actualmente em Os pais do rock. No meio destes projectos, tem ainda tempo para entrar em filmes, tendo em 2012 recebido o galardão de melhor actor, nos prémios “Coimbra caminhos do cinema português, pela participação no filme O Nylon da minha aldeia.

image

image

Sandro Silva era João, o benjamim do grupo. Sandro estreou-se no filme de António Pedro Vasconcelos, Jaime (digam Jaime 10 vezes muito rápido). Após esta auspiciosa estreia, Sandro chegou a Uma Aventura. No entanto, era notório a falta de talento, principalmente quando actuava em simultâneo com o melhor actor da série, o Pastor Alemão Faial. A verdade é que após esta série, apenas teve aparições fugazes noutros programas de TV (um episódio de Aqui não há quem viva) e em cinema (pequeno papel em 20,13; filme de Joaquim Leitão). Entretanto, tornou-se praticante federado em Bike-Trial – onde pessoas em bicicletas tentam evitar obstáculos, com o fim de não partir nenhuma parte do corpo. Em 2010 fazia parte da equipa Team Riders 284one. Em relação ao cão, e apesar de ter os diálogos mais inteligentes de todo o programa, não conseguiu singrar no mundo da representação. Os grandes culpados disso foram Rex e Max, que o tramaram. Em desenvolvimentos de última hora, é possível avançar que Faial, com o objectivo de pagar as contas da luz, aparenta estar à venda do Custo Justo.

image

(é o puto ao meio do lado direito do cão)

image

image

Falta falar de Manuel Moreira, que fazia de Pedro, o nerd, inteligente e lingrinhas do grupo. Após Uma Aventura, Manuel decidiu parar de fazer televisão, entrando em algumas novelas da TVI, como em Morangos com Açucar: Férias de Verão e Destinos Cruzados. Actualmente, faz parte da telenovela da tarde da rtp 1, Os nosso dias.

image

image

Enfim, tirando Chico (Cristovão Campos), nenhum dos outros teve grande sucesso na representação. No entanto, sempre que virmos alguns destes actores, “Vem comigo viver…Uma Aventura” começará a soar nas nossas imaginações. Já agora, que é feito da grande cantora do cancioneiro ligeiro Português, Susana; que além do genérico de Uma Aventura, também participou na música “Nesta noite branca”, com os Anjos?

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com