Doctor Who 2013 Christmas Special: The Time of the Doctor

“Now is time for one last bow, like all your other selves, eleventh hour is over now, the clock is striking twelve.”The Time of the Doctor

Tal como já tinha sido anunciado, este ano o episódio especial de natal de Doctor Who seria a despedida de Matt Smith do papel. O argumento gira à volta duma mensagem que tem vindo a ser difundida pelo Universo mas que ninguém consegue traduzir. Isto, como é óbvio, chama a atenção do nosso herói que, juntamente com Clara, vai investigar do que se trata. Aquilo que descobrem é o suficiente para criar uma guerra e todos os seus velhos inimigos estão lá a postos para o destruir.

Este episódio serviu para fazer um apanhado da jornada do Eleven e atar algumas pontas soltas de modo excecional. A parte do episódio evolvendo os Oswald e a sua celebração de Natal é bastante desnecessária, sendo isso, e o nome da terra para onde Doctor e Clara viajam, as únicas alusões à Natividade. Existem também certas personagens um pouco over the top, mas tendo em conta que o argumento não se centra nelas durante muito tempo, não é o suficiente para ser distrativo. Um episódio muito emotivo, para a despedida dum grande ator, num grande papel.

Deve ser referido que o que começou com a difícil tarefa de substituir o inteiro grupo responsável pelo programa, desencorajando muitos entusiastas, conseguiu o impossível, tornar Smith num dos mais amados Doctors. Mas, sem dúvida, que o que marca a jornada desta reencarnação é a trindade formada por Matt, Karen Gillan (Amy Pond) e Arthur Darvill (Rory Williams). Quando estes dois últimos decidiram sair do show, foi o começo do fim desta era. Este momento tornou-se mais emocional, quando o Eleven começa a regenerar e vê Amy Pond como um fragmento da memória, preparando-o para a próxima regeneração. Impossível não vir a lagrima ao canto do olho.

Veredito: Ninguém que acompanhe a série deve perder este desfecho, é uma montanha russa de emoções até ao último momento. Não é indicado para quem queira começar a ver o programa, já que parte do pressuposto que a sua audiência conhece o arco inteiro deste Doctor. Só se pode esperar que Peter Capaldi faça justiça a este emblemático papel. Sem dúvida, um especial de natal que os Whovians não devem perder.

ARTIGOS POPULARES

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com