american-hustle

Golpada Americana (American Hustle, 2013)

American Hustle (Golpada Americana) é um filme do realizador David O. Russell, cuja história gira à volta do casal Irving Rosenfeld (Christian Bale) e Sydney Prosser (Amy Adams). Depois de serem apanhados pelo FBI por burla, são forçados a trabalhar para o agente que os apanhou, Richie DiMaso (Bradley Cooper), ajudando-o a apanhar um grupo de políticos corruptos e mafiosos. Para além disso, este par depara-se com a instável esposa de Irving, Rosalyn Rosenfeld (Jennifer Lawrence), que usa o seu filho para evitar que Irving a deixe, fazendo com que este não tenha opção de fuga.

De um ponto de vista técnico trata-se duma película com uma cinematografia excelente, transferindo a audiência para o universo no qual ocorre. Possui também um humor muito inteligente, não só a nível de diálogos, mas também no que toca aos planos escolhidos, tornando algumas cenas – como quando se vê um Cristian Bale com barriga de cerveja ou Bradley Cooper com rolos no cabelo – inesquecíveis. O elenco secundário foi todo escolhido a dedo: desde o corrupto presidente da câmara de New Jersey, Carmine Polito (Jeremy Renner), passando pelo mafioso mor Victor Tellegio (Robert De Niro).

A fita tem sido aclamada pela crítica, o que já lhe rendeu os Globos de Ouro de Melhor Comédia ou Musical, Melhor Atriz de Musical ou Comédia para Amy Adams e Melhor Atriz Secundaria para Jennifer Lawrence (que faz muito bem de maluca!). Também estava nomeada nas categorias de Melhor Ator de Musical ou Comédia com Cristian Bale, Melhor Ator Secundário para Bradley Cooper, Melhor Realizador (David O. Russel) e Melhor Screenplay (Eric Warren Singer e David O. Russell).

Concluindo, trata-se dum filme inteligente, com humor a condizer e um casting perfeito, que merece toda a atenção que tem vindo a receber por parte dos críticos. Muito do diálogo presente no filme é improvisado, mas tal não se faz notar, pois todas as falas, pausas e cenas são tratadas com excelente profissionalismo – o que já seria de esperar por parte deste elenco. Trata-se dum excelente concorrente aos Oscars e uma boa opção para uma sessão de cinema, quer para o casual comedor de pipoca, ou para o público mais exigente.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com