Rocky (1976)

Rocky, o filme escrito e protagonizado por Silvester Stallone foi um enorme sucesso de audiências, tendo um lucro 225 vezes superior ao seu custo. Um feito ainda mais surpreendente por, tendo sido filmado em apenas 28 dias, ter vindo a ganhar três Óscares, incluindo o de melhor filme. A obra teve ainda o condão de lançar Stallone para o estrelato, assim como a possibilidade de continuar a escrever e protagonizar sequelas (Rokcy II, III, IV, V e Rocky Balboa), eventualmente poderá ainda vir a realizar mais um, em que Rocky está num lar da terceira idade e o enfermeiro o desafia para um combate.

O filme conta a história de como Rocky Balboa, um pugilista de segunda categoria e um colector de dívidas de um mafioso local, acaba por ter a oportunidade única de combater pelo título mundial de pesos pesados. A narrativa é relativamente boa, as personagens estão bem pensadas e o desenvolver da acção é adequada – com excepção feita à forma como o actual campeão mundial rapidamente descobre o nome de Rocky de entre todos os pugilistas amadores dos Estados Unidos. Os diálogos estão bem pensados, com piadas inteligentes e trocas aguçadas de falas. Infelizmente, se tudo isto demonstra a qualidade de Silvester Stallone como argumentista, é inevitável reparar que é ele o elo mais fraco do filme em termos de representação (ou então é do estilo). Efectivamente num conjunto de actores extremamente competentes, Stallone deixa a desejar, embora com uma assinatura única, nunca deixa de soar estranho.

Em termos de banda sonora, Rocky tem um conjunto de momentos de música de qualidade, mas nada que se aproxime do Eye of the Tiger do Rocky III.

 Veredicto: É um clássico e por algum motivo ganhou um Óscar. A história é cativante e deixa o espectador preso ao ecrã com entusiasmo, no entanto ver Stallone a representar é doloroso, a não ser que se pense em termos de comédia, mas provavelmente não é essa a intenção do filme. O Spoon não se responsabiliza por possíveis tentativas de assassinar a televisão ao ouvir o Silvestre falar. 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com