Segurança Nacional (Homeland 2011- a decorrer) Temporada 3 – Balanço

Na primeira temporada o Brody era um vilão dissimulado de herói. Na segunda é meio herói, meio bandido. Nesta última acaba por ser um meio herói dissimulado de bandido sacana. Contextualizando: No final da segunda temporada o carro de Brody explode, matando 200 pessoas que estavam numa sala de conferências. Convenientemente – e para bem da trama – Brody estava numa sala à parte com a sua amiga colorida, funcionária da CIA, Carrie. Assim, Brody tem de fugir para bem longe (vai parar à Colômbia). Lá, encontra um “Médico” em tudo semelhante a José Castelo Branco e, a partir daí, começa a aparecer substancialmente menos.

Talvez por isso, Carrie, vendo-se privada do que Brody lhe dava – falamos de amor, obviamente – e deixando a medicação para a sua bipolaridade, torna-se uma pita histérica. E toda a gente sabe que dar demasiado tempo de antena a uma pita histérica pode ser pernicioso (basta conhecer os vídeos do Ask.fm). Felizmente, para o bem de todos, o maior tempo de Carrie foi balanceado com mais ênfase em Saul – o agora diretor interino da CIA – e este senhor sabe representar.

Desta forma, a série teve o mérito de manter a qualidade, sem que alterasse demasiado a trama – centrada sempre no terrorismo internacional. Os pontos altos são os últimos episódios onde a história dá um pino, com direito a mortal à retaguarda. O final acaba por ser inesperado, mas necessário, não procurando prolongar um conceito já gasto.

Veredito: A adrenalina e emoção típica desta série fica mais guardada para o fim, certo é que a qualidade da narrativa se mantém e o fato de inicialmente não se perceber o rumo que esta temporada irá ter, acaba por fazer sentido mais para o final. Quando chegamos a esse ponto percebemos que valeu a pena a espera. Aliás, a única questão será saber o que fazer a seguir. O fim é perfeitamente fechado e não se entende por onde se poderá pegar. Há que dizer que a Carrie já começa a fartar e a voz esganiçada dela, por vezes, provoca sangramento auricular. Veremos o que acontece.

image

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES