Capitão América: O Soldado do Inverno (Captain America: The Winter Soldier, 2014)

O antecipado regresso de Steve Rogers, depois de Os Vingadores, chega às salas de cinema portuguesas antes da estreia americana, num filme riquíssimo em tiros, “porrada” e Scarlett Johansson.

A adaptação de Rogers ao estilo de vida moderno parece estar a correr bem, mas neste seu novo mundo as roupas e música não foram a única coisa a mudar – a guerra também mudou e o Capitão América encontra inimigos diferentes e combate ameaças em solo americano, lado-a-lado com a Viúva Negra e sob a direção de Nick Furry, da SHIELD.

Em O Soldado do Inverno, a dupla de realizadores Anthony e Joe Russo não se acanhou a mostrar cenas de ação onde todos os personagens têm direito a um tempo de antena decente e coreografias elaboradas, com enfase nos combates corpo-a-corpo, fugas a alta velocidade, tiroteios – tudo isto torna este projeto num filme de ação tradicional cujo protagonista, por acaso, é um super-herói.

O mais recente filme da Marvel consegue captar a atenção do espetador logo de início, com uma simples cena de humor bastante subtil, seguida de uma cena de ação que mostra a atual missão do Capitão. A narrativa é sólida e a ação está bem dividida ao longo do filme. A introdução de Falcon, o sidekick do primeiro vingador, desenrola-se de forma natural, mas marca pela diferença – a velha lengalenga do “ eu sou o teu maior fã e quero combater vilões ao teu lado” é substituída pelo Capitão América a pedir auxilio a um ex-soldado com quem teve uma breve ligação no início do filme.

Falando ainda da narrativa, as personagens de Scarlett Johansson e Samuel L. Jackson têm finalmente direito a serem desenvolvidas, conquistando um merecido lugar de destaque na sequela de Capitão América. Talvez o ponto mais negativo do filme seja a falta de um antagonista marcante, como o Caveira Vermelha que enfrenta Rogers na primeira iteração da saga.

Colherada Final
  • Scarlett Johansson
  • Outros (pelo simples facto de não serem a ScarJo)

Veredito

O último filme da Marvel consegue agradar todos aqueles que gostaram de Os Vingadores e os que querem apenas um filme de ação. Cena bónus no fim do filme faz com que todos os fanboys saiam da sala de cinema molhadinhos entusiasmados.

3
  • Pingback: Confirmado spin-off para a Black Widow

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES