dr

Início de Temporada Doctor Who (8ªTemporada, 2005-Presente)

Com o final da era de Matt Smith, todos os Whovians esperavam com algum desespero pelo início da oitava temporada. Qual foi o veredito? O Spoon dá a primeira impressão da nova entrada nesta série.

Saíram, até à data da edição desta crítica, cinco episódios com Peter Capaldi como o Twelve, e desde os primeiros instantes notou-se que este seria um Doctor muito diferente dos anteriores, Ten e Eleven. Um dos aspetos que mudou drasticamente é a relação entre ele e a Companion, quebrando o estereótipo que se tornou muito comum na nova série, de que, tudo o que é mulher, quer saltar-lhe para cima. O que está diretamente relacionado com o facto de se tratar de um Doctor muito mais taciturno e rabugento. O ambiente também se tornou bastante mais sombrio, embora a intercalação com os momentos de comédia sejam muito bem concebidos.

Em relação a Jenna Coleman, como já foi referido acima, a ligação entre Clara e o Twelve é completamente diferente do que a que ela tinha com o Eleven. Em vez do constante subtexto romântico, a relação dos dois parece de dois velhos amigos, ou um velho casal, com brigas constantes, mas que não consegue viver um sem o outro.

Por outro lado, a adição de Danny Pink (Samuel Anderson) ao elenco como interesse romântico de Clara, dá um pouco a sensação de se estar a tentar recriar a trindade que existia entre Smith, Karen Gillan e Arthur Darvill. Mesmo assim, conseguiu-se uma personagem interessante e tridimensional que será estimulante ver em contraste com o Doctor.

Outro aspeto que mudou na série foi a introdução. Moffat foi sempre conhecido por tomar em conta a opinião dos fãs nas séries de que ele é responsável. Neste caso optou-se pelo uso de uma entrada feita por Billy Hanshaw, um youtuber fã do programa. Isto revela a importância, do ponto de vista do produtor, que os fãs têm para o sucesso do projeto.

No geral trata-se de um forte começo para um novo Doutor, com interpretações fortes, enredos interessantes e química entre as personagens. Para o Spoon continua a ser um clássico a não perder.

ARTIGOS POPULARES