doclisboa 2014

Doclisboa invade Lisboa de 16 a 26 de Outubro

A 12.ª edição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema está de regresso já na próxima quinta-feira (dia 16) e durará até 26 de Outubro. este ano irá decorrer na Culturgest, São Jorge, Cinema City Campo Pequeno, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa, Cine-Teatro da Academia Almadense. A discoteca Lux Frágil irá acolher no dia 23 a projeção de “Pulp: a Film About Life, Death & Supermarkets”, seguido de festa com os Dj’s Residentes. O Museu da Eletricidade recebe a partir de terça-feira e até 4 de janeiro a exposição fotográfica “Gente da Terceira Classe – Fotografia e Realismos”, com 70 obras nacionais e internacionais, sobretudo entre os anos 30 e 50 do século XX.

Este ano, o programa do Doclisboa apresenta 11 longas-metragens internacionais em competição, três delas em estreia mundial. Na competição nacional, os espetadores poderão ver em estreia absoluta as longas-metragens de Raul Domingues, Jorge Pelicano, Pedro Cardeira, João Pedro Plácido, João Vladimiro, Manuel Mozos e Luísa Homem e Pedro Pinho.

Um dos destaques desta edição do Doclisboa é a retrospetiva da obra de Johan Van Der Keuken, realizador e fotógrafo holandês desaparecido em 2001 e que deixou mais de quatro décadas de carreira dedicada ao cinema documental, revista agora pelo festival com uma seleção de 23 filmes.

Na retrospetiva Neo-Realismo e Novos Realismos são apresentados 21 filmes, desde a década de 1940 até ao nosso século. Uma oportunidade para ver o rever obras de Vittorio de Sica, Pedro Costa, Nelson Pereira dos Santos, Visconti, Rossellini, Kent MacKenzie ou Teresa Villaverde, entre outros.

A secção “Cinema de Urgência”, a decorrer nos dias 23 e 24 no cinema São Jorge, destaca os protestos na Ucrânia no final do ano passado, com a sequência de curtas Focus: Babylon 13.

Como nas edições anteriores, o Doclisboa volta a organizar um espaço infantil, dos 3 aos 10 anos, sessões exclusivas para escolas e outras destinadas ao público entre os 12 e os 16 anos, debates com realizadroes e programadores, promovidos pela Apordoc, workshops sobre desenvolvimento de projetos de documentários, entre outras atividades.

Para mais informações, consultem o site da organização, aqui.