drwho

Balanço da Oitava Temporada de Doctor Who (2005- Presente)

No final de uma temporada bastante recheada a nível de emoções, o Spoon já só pensa na nova que aí vem. Isto deve-se ao facto de, mesmo que a época tenha entretido o suficiente, o que aconteceu é que se tratou dum excessivo número de plots, todos em conflito uns com os outros, e que talvez esteja na hora de Stteven Moffat entregar a pasta a uma nova equipa criativa.

Tudo começou com o evidente desvio da atenção de Capaldi, que como novo Doctor, devia ter sido o centro da história. Em vez disso deu-se o protagonismo a Clara, e não que Jenna Coleman seja má atriz, mas o que acabou por acontecer foi exatamente o mesmo erro cometido por Russell T. Davis quando se fez o reboot do programa, no qual Rose era mais importante no argumento do que a pessoa que dá nome à série. Toda esta salganhada foi permitida por parte dos fãs devido à enorme especulação de Jenna sair no final desta temporada, o qual não se verificou, visto esta ter assinado contrato para a nona temporada, e fazendo todo o arco dela completamente desnecessário à história.

Outra linha do argumento que foi tratada sem jeito nenhum foi a de Missy, a vilã desta temporada. Michelle Gomes fez um papel excelente, infelizmente o facto de só ter aparecido em cinco episódios em formato de “cameo”, só recebendo desenvolvimento da sua personagem nos dois últimos da temporada foi um autêntico desperdício das suas qualidades. Outro aspeto em relação à sua personagem que se revelou um ponto bastante fraco foi o plot twist que a envolve, sendo bastante previsível, já que desde que começou a aparecer imagens dela na internet todos os fãs adivinharam quem é que ela era na realidade.

A colher vai confessar que esta temporada foi bastante desapontante, sendo até mesmo o episódio especial de natal só OK. Visto que Moffat é colocado ao mesmo nível que Douglas Adams, que é considerado o autor do melhor episódio de sempre da série, é triste ver o declínio da sua escrita e apresentar episódios como Kill the Moon. Embora continue uma série acima da média, talvez seja hora da BBC intervir e considerar uma mudança na direção deste programa, que é considerado já parte do património do Reino Unido.

PS: Nem o Nick Frost vestido de Pai Natal salvou a temporada.

fc-600x337

ARTIGOS POPULARES