monsters1

Monstros: A Universidade (Monsters University, 2013) – O Mundo da Pixar

Passados 12 anos sem notícias monstruosas, Dan Scanlon envia-nos de novo a Monstrópolis. Em Monsters University, acompanhamos o percurso académico da nossa dupla assustadora favorita na MU- e que Campus porreiro!

the-real-life-buildings-that-helped-inspire-the-monsters-university-campus

O filme abre com um pequeno prólogo, onde percebemos como Mike se apaixonou pelos sustos. Torna-se num aluno aplicado, exemplar, um fantástico teórico; no entanto uma pequena esfera verde de um olho só é decerto um péssimo performer no que toca a assustar meninos (uma espécie de caucasiano de metro e meio a sonhar jogar na NBA). Daí que a simbiose com Sully seja tão harmoniosa e natural – uma espécie de Brains & Brawns. Contudo, quando estes dois se conhecem, na grande e prestigiosa MU, os dois não faiscam: a nossa bola de pelo azul é um talento natural, verdadeiramente assustador, só que imensamente descuidado e preguiçoso, o que revolta a falta de jeito muito esforçada de Mike.

575544_645060515510809_886163283_n

Os dois vêm se obrigado a juntar forças para ganhar os anuais Scare Games para provar que merecem estar no curso. Aqui percebem-se os fortes e fracos de cada um e como se compensam perfeitamente.

Sabemos de ver Monstros e Companhia que Mike nunca chega a ser um assustador; nesse filme trabalha nas linhas laterais, enquanto o amigo brilha. Uma lição dura que este filme transmite: por muito que trabalhemos na vida, por vezes, as nossas mais profundas ambições acabam por não se concretizar. Isto não significa que não devamos sonhar alto, significa que devemos abraçar aquilo que somos e usar isso como vantagem.

The best scarers use their differences to their advantage. He doesn’t have the speed anymore, but his technique is flawless.”

 

Mais uma vez a virtuosa animação da Pixar mostra que é uma das melhores do mercado. As suas personagens são ricas em linguagem corporal e dobragem e assim parecem mais credíveis como humanos que muitos protagonistas de blockbusters.

Estes toques e retoques percorrem um longo caminho a demonstrar a evolução da relação entre as duas personagens principais entre os dois filmes. Uma prequela muito aguardada por muitos, que não é tão boa como o filme original e que perde muito em não acarretar (em mim pelo menos) a magia da infância, mas que não desilude.

Como qualquer filme da Pixar que se preze, Monstros: A Universidade, também está recheado de referências ao universo do estúdio e da sequela:

  • Quando os assustadores de Monsters University são usados os mesmos planos e banda sonora que em Monsters Inc.

  • Quando Mike tira a fotografia para o seu cartão da faculdade fica com a cara metade cortada e reage de forma semelhante à quando aparece cortada na capa de uma revista no filme de 2001.

 

  • A sala A113 era a sala usada pelos animadores John Lasseter e Brad Bird e também a sala onde decorrem as aulas de sustos.

 

  • Pizza Planet Truck Strikes Back

 _1372368990

  • Roz aparece como o primeiro membro da CDA, como se vem a descobrir no final de Monsters Inc.

 Vlcsnap-2013-10-09-11h57m23s222

 

 

 

 

ARTIGOS POPULARES