Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
27 August 2016
clube-dos-cinco-foto-10

Filmes ideais para recordar/viver o regresso às Aulas

Já se nota que estamos em Setembro. As temperaturas desceram, as árvores começaram a mudar de cor e quem está a começar as aulas anda com cara de enterro. Para os muitos que estão nesta situação fica aqui um lista de filmes sobre o secundário que fazem a escola parecer mais interessante do que é. Os universitários que esperem pelo próximo ano.

15. American Pie (1999)

poster

Há filmes que usam humor parvo como meio para atingir um objectivo mais interessante que o que possa parecer à primeira vista. Outros são tão bons a fazer este tipo de humor que por si só já são bons. American Pie não é nenhum desses casos, sendo por isso perfeito para estar no último lugar desta lista.

A citação: Este filme filme não merece o trabalho que teria a ir à internet procurar uma citação.

14. Bye Bye Birdie (1963)

jKNRCC8RFhJF922yFCGdBRZju7W

Este filme é um musical que envolve um pseudo-Elvis que faz toda uma cidade desmaiar com o poder da sua dança. Tudo dito.

A citação: “The next time I have a daughter, I hope it’s a boy!”

13. Say Anything (1989)

images

Comédia romântica dos anos oitenta, com todas as lamechices que isso implica. Ganha pontos por ter alguns diálogos engraçados.

A citação: “I gave her my heart, she gave me a pen.”

12. Bring It On (2000)

1062731775_e01fc3c7_4f0be9fca118dab12dc0784

Quem decidir ver um único filme sobre cheerleaders a vida inteira é este que deve ver.

A citação: “Courtney, this is not a democracy, it’s a cheerocracy.”

11. Rebel Without a Cause (1955)

james-dean_01

James Dean a ser extremamente James Dean.

A citação: “If I had one day when I didn’t have to be all confused and I didn’t have to feel that I was ashamed of everything. If I felt that I belonged someplace. You know?”

10. Dazed and Confused (1993)

DazedConfused-20th_Poster

Obrigatório para os fãs da trilogia Before e para quem acha que Boyhood devia ter ganho o Óscar. Este filme é a origem do “All right, all right, all right” do Matthew McConaughey.

A citação: “That’s what I love about these high school girls, man. I get older, they stay the same age.”

9. Fame (1980)

url

Considerando que se passa numa escola de artes e que tem cenas de dança aleatórias, Fame é um filme surpreendentemente cru, abordando temas como aborto, drogas e suicídio. Surpreendentemente o contraste funciona.

A citação: “I’m about as flamboyant as a bagel.”

8. Clueless (1995)

egadegx1eywnxjeqjqr7

Clueless é a adaptação menos literal de sempre de um romance da Jane Austen (Emma). A isso acrescenta-se um guarda-roupa ridiculamente espampanante e falas absolutamente icónicas. Este filme também é interessante para as duas pessoas deste planeta que são fãs da Iggy Azalea e que queiram saber a origem do vídeo da música Fancy.

A citação: “- Why should I listen to you, anyway? You’re a virgin who can’t drive.

                       – That was way harsh, Tai.”

7. 10 Things I Hate About You (1999)

10t1

O filme inclui Joseph Gordon-Levitt com ar de quem tem 11 anos de idade, o Heath Ledger a cantar Can’t Take My Eyes Off You e acaba com os Letters To Cleo a tocar I Want You to Want Me no topo da escola. Não se pode pedir mais nada de um filme sobre adolescentes.

A citação: “- I know you can be overwhelmed, and you can be underwhelmed, but can you ever just be whelmed?     – I think you can in Europe.”

6. Easy A (2010)

easyA

Também conhecido como “A História da Origem da Emma Stone”. Easy A é um filme hilariante sobre slut-shaming e a adolescente com os melhores pais do mundo. Vejam o filme e percebem do que é que estou a falar.

A citação: “Relax. Jesus. What is with you gays? Are you really that repulsed by lady parts? What do you think I have down there? A gnome?”

5. Ferris Bueller’s Day Off (1986)

11168938_ori

Imaginem acordar uma manhã e decidirem faltar à escola. Agora imaginem-se a ter o melhor dia das vossas vidas. O dia de Ferris Bueller é ridiculamente mais espetacular que isso.

A citação: “Pardon my French, but Cameron is so tight that if you stuck a lump of coal up his ass, in two weeks you’d have a diamond.”

4. Mean Girls (2004)

mean-girls-(2004)

Em toda a lista, este é o melhor filme para jogar ao quem-é-quem de futuros famosos. Com um argumento irrepreensível escrito por Tina Fey (30 Rock), Mean Girls consegue passar uma mensagem simples mas importante.

A citação: “Gretchen, stop trying to make fetch happen! It’s not going to happen!”

3. Dead Poets Society (1989)

81711591-b80a-4cc0-bb92-91406b0da8d9d2fdf36f-cc4b-4b8c-8ecb-c8d4184fd4f9

O filme perfeito para recordar a personalidade única que foi Robin Williams. Faz sempre bem ouvir as palavras do professor John Keating para nos sentirmos inspirados a querer mais da vida.

A citação: “No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world.”

2. Heathers (1988)

Heathers-film-dot-com

Este filme está em segundo lugar não porque acho que é o segundo melhor de sempre, mas porque acredito que mais gente devia saber da sua existência. Quero que quem leia isto fique ofendido por estar à frente de Dead Poets Society e veja o filme só para provar que estou errada. Pode-se dizer que este é o filme mais letal da lista.

A citação: “If you were happy every day of your life you wouldn’t be a human being. You’d be a game-show host.”

1. The Breakfast Club (1985)

thebreakfastclub

Não podia estar aqui outro filme. É um milagre ele sequer existir, considerando que praticamente não tinha argumento e foi quase tudo improvisado. De alguma forma tudo se alinhou para que The Breakfast Club se tornasse o filme perfeito para ver o secundário de uma forma brutalmente honesta sem deixar de ser hilariante.

A citação: Tudo. Todo o filme é uma gigante citação. Deixem de ser preguiçosos e vejam-no.

 

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES