Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
24 August 2016
irrational-man-stone-phoenix

Irrational Man – Estreias da Semana (17/09)

Bem-vindo de volta, Woody Allen.

Irrational Man é o regresso de Woody Allen, de novo com Emma Stone, num drama ligeiro com um toque de humor negro. Conta-nos um ano na vida de Abe (Joaquin Phoenix), um professor de Filosofia sem amor pela vida mas com um intelecto ímpar, que chega à pequena Universidade de Braylin. Lá estuda Jill (Emma Stone), a aluna que se destaca e inevitavelmente se apaixona pela alma perdida que é o professor, fascinada pelo seu brilho sombrio. Apesar do contraste entre a vitalidade de Jill e a depressão de Abe, a empatia intelectual dá origem a uma grande proximidade. É evidente que vai correr mal.

“He is fascinating because he’s brilliant but he’s a sufferer”

Na linha de Matchpoint (2005) e Scoop (2007), Irrational Man recupera o grau de perversão de que Woody Allen fugiu em Magic in the Moonlight (2014). O realizador tem um trabalho muito característico – junta uma personagem masculina inteligente mas neurótica com uma personagem feminina linda e apaixonada num contexto banal; estas pessoas, que podiam ser boas ou no mínimo normais, mostram o seu pior lado, por motivos mesquinhos. Ainda assim, Irrational Man sem ser incaracteristicamente alegre como Magic in the Moonlight também não é tão negativa como Matchpoint. Talvez a idade esteja a deixar Woody Allen mais soft – este filme é uma boa união entre a identidade do realizador e esta nova suavidade.

O principal destaque do filme é Joaquin Phoenix. Aliás, como é que Woody Allen e Joaquin Phoenix nunca trabalharam juntos antes?? Foram feitos um para o outro e está lá Emma Stone para dar um toque de luz.

No fim de contas, é uma boa opção para todos os gostos, no regresso ao cinema neste início de ano.

 

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES