Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
14 August 2016
beforesunrise

Sugestões para Domingo à Tarde #1 – Before Sunrise, Richard Linklater (1995)

Longe vão os tempos em que ao Domingo à tarde as televisões nacionais passavam filmes. É sabido que não eram grande coisa – o mais provável era incluírem a Kate Hudson e/ou o Matthew McConaughey pré-“agora-sou-actor-a-sério”. Mesmo assim eram filmes… Filmes é melhor do que não-filmes. É com esse espírito que a Colher vos traz uma nova coluna semanal – Sugestões para Domingo à Tarde – para verem em casa no conforto do fim-de-semana.

Nesta primeira edição, nada melhor do que um filme com um toque agridoce, para ajudar com a melancolia de fim de férias – este filme não é para quem gosta de super-heróis, é para quem gosta da magia das pessoas normais.

De 1995, este é o início da história de Jesse e Celine, interpretados por Ethan Hawke e Julie Delpy. Antes do Amanhecer (Before Sunrise) mostra-nos dois jovens que se cruzam por acaso, no comboio entre Budapeste e Paris; talvez já vos tenha acontecido ou talvez vos pareça disparate de adolescentes – acreditar que aquela empatia imediata é verdadeira – mas é por isso que Jesse e Celine decidem sair do comboio em Viena e passar as poucas horas que lhes restam juntos, até ao amanhecer.

Linklater, como lhe é característico, foca-se nos diálogos e na interação crua entre as personagens, simplificando o enredo. No fundo, são 100 minutos de conversa entre dois jovens que se apaixonam à primeira vista. São sonhos, ideais e até filosofia, mas é também sedução e a dedicação absoluta de quem não tem nada a perder – se só têm aquela noite, vão fazê-la a mais especial.

Quando amanhece, prometem encontrar-se naquela mesma estação de comboios daí a 6 meses, sem sequer trocarem números de telefone porque tentar uma relação à distância é a melhor maneira de arruinar a magia. Oito anos depois, Linklater, Hawke e Delpy juntaram-se de novo para nos contar como ficaram Jesse e Celine. Poucos realizadores têm a habilidade de Linklater para mostrar a beleza da passagem do tempo na vida de pessoas normais e poucos têm a habilidade de Ethan Hawke e Julie Delpy para retratar pessoas normais como sendo tão interessantes. Antes do Anoitecer é a sequela perfeita, podem prepará-la já para o próximo Domingo.

Até para a semana!

 

before sunrise

  • Rui Pedro

    Uma sugestão a fazer justiça a um filme tão subvalorizado. Boa!
    Só acho que é melhor fazer uma edição ao artigo, porque o corrector automático confundiu a Julie Delpy com a sua contra-parte pornstar 😉

    • Isabel Brito

      Obrigada, Rui Pedro!
      Corrigido

    • Nuno Pereira

      Julie Deeply é um grande nome de pornstar, e sendo assim seria Ethan Cock. Before Cumrise?

    • Rui Pedro

      Uma produção que deixaria a colher de pau orgulhosa 😛

ARTIGOS POPULARES