Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
24 August 2016
We-Bought-A-Zoo

Sugestões para Domingo à Tarde #18: Comprámos um Zoo (We Bought a Zoo, Cameron Crowe, 2011),

Lá fora está um dia horrível. Está frio e cinzento, a faculdade está em exames, já não há luzes de Natal, nem conversa animada de oh-meu-deus-2016-é-que-vai-ser. Um dia assim em Novembro dá para fazer um chocolate quente e pensar em como vem aí a altura mais familiar do ano; em Janeiro não há grande salvação – mas vamos tentar. 5 condições:

  1. Não pode ser só alegre. No fim do filme, temos de conseguir olhar lá para fora sem pensar “quem me dera ser o não-sei-quantos, na ilha paradisíaca a que nunca hei-de ir”
  2. Não pode ser pretensioso. Ninguém quer filmes de prémios, daqueles que questionam a Humanidade; é só Domingo à tarde – mais Kate Hudson e menos Kate Bigelow
  3. Não pode ser pateta. Portanto no espectro tem de estar mais perto da Hudson do que da Bigelow, mas o mais seguro é não incluir nada do género “Como Perder um Homem em 10 dias” (que seria óptimo para um Domingo à tarde, mas não para este em particular)
  4. No fim de contas, o bom ter de ser mais do que o mau. O suficiente para nos consolar do dia que está lá fora e para nos lembrar que há sempre encanto mas não tanto que nos desconsole ainda mais porque este momento não está muito encantador.
  5. Tem de dizer coisas bonitas. Daquelas que não são ditas em todos os filmes e que mesmo assim são genéricas o suficiente para se aplicarem a qualquer pessoa e não só às personagens do filme ou ao estereótipo que provavelmente estão a representar.

Ah! De preferência que seja pouco intenso porque ninguém quer uma montanha-russa de emoções, é um filme para a paz.

Tudo revisto, esta é a nossa melhor oferta – We Bought a Zoo (2011), com o Matt Damon e a Scarlett Johansson, de Cameron Crowe, realizador de Jerry McGuire.

Matt Damon é pai de três filhos, absolutamente adoráveis. Mas fica viúvo e acha que comprar um mini-zoo numa terriola no meu de nenhures é a melhor terapia para o luto; as crianças discordam. A Scarlett Johansson é o bónus – a tratadora de animais que tem mais jeito para isso do que para pessoas. Claro que há turbulência na relação dos recém-orfãos com o pai extravagante e romance do viúvo com a veterinária anti-social. Cumpre todos os requisitos:

  1. Não é alegre, mas é ligeiro – ninguém pensa “ai quem me dera estar no lugar deles”
  2. Zero de pretensioso
  3. Scarlett + Matt > Hudson + McConaughey
  4. É só uma boa companhia, tem uma luz linda e conforta saber que é baseado numa história verídica
  5. “All we need is 20 seconds of insane courage and I promise you something great will come of it”

Até para a semana!

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES