Indiana Jones RLA

Sugestão para Domingo à Tarde #30: Indiana Jones and the Raiders of the Lost Ark (Steven Spielberg, 1981)

Tudo começou em 1981 com os Salteadores da Arca Perdida – a nossa sugestão para esta tarde de Domingo, com a chuva mais calma mas a praia pouco promissora. É um dos melhores filmes de sempre, bom para meninos e meninas, com aventura, comédia e gente gira para todos os gostos. Passaram-se 35 anos e continua a ser o melhor herói de sempre. Não tem superpoderes, nem um grupinho Marvel, mas…

  1. a) Tem a sua própria música;
  2. b) É interpretado pelo Harrison Ford;
  3. c) Tem sentido de humor e estilo;
  4. d) É o rei do sarcasmo e pai de todos aqueles heróis atípicos mas tão mais engraçados, como o Jack Sparrow ou o próprio Deadpool.

O filme passa-se em 1936, Indy é Professor de Arqueologia mas caças ao tesouro são a sua vocação. O tesouro neste filme é uma arca bíblica , que torna invencível qualquer um que a tenha. Em plena 2ª Guerra Mundial e pressionado pelo governo americano, Indiana Jones voa até ao Nepal (há um mapa no filme com o aviãozinho a deslocar-se de um lado para o outro) para impedir que os nazis a encontrem primeiro. Algures no caminho, encontramos a miúda do Indy, Marion (Karen Allen), tão atípica como o herói – não aceita o papel de donzela em apuros, o murro que dá ao arqueólogo 2 minutos depois de aparecer em cena diz-nos logo que aquela relação não acabou bem e com aquela química vão voltar.

Química também têm George Lucas e Steven Spielberg, que criaram este mundo, enquanto estavam de férias no Hawaii, e o revisitaram em The Temple of the Doom (1984) e The Last Crusade (1989). Em 2008, acharam que The Kingdom of the Crystall Skull era uma boa ideia, mas perdoámo-los. Veremos o que fazem no quinto filme. Sim, há promessa de um quinto filme em 2019. Ámen.

Até para a semana!

(Escolhemos um clipe que não o trailer, porque não faz justiça ao filme. De todo. É narrado estilo documentário, deixamos o link só a título de curiosidade. https://www.youtube.com/watch?v=gz4crpFaW4M)

ARTIGOS POPULARES