mgid-ao-image-mtv

Sugestões para Domingo à Tarde #32: How To Be Single (Christian Ditter, 2016)

Como Ser Solteira é um derradeiro filme de um (bom domingo). Primeiro de tudo é uma comédia e tem romance – alguns tenderão a chamar-lhe comédia romântica. Depois, o pessoal que escreve o argumento esteve envolvido noutras comédias repletas de clichés e piroseira sentimental.

Por fim, a narrativa parece um aglomerado de histórias rejeitadas do Sexo e a Cidade, sobre nova-iorquinas e sexo.

A história centra-se em Lucy (Dakota Johnson), uma recém graduada que pede um tempo ao seu namorado de longa data, para descobrir o que é estar sozinha….em Nova Iorque. Apartamentos deslumbrantes e sexo, é o resultado.

Felizmente para o filme, as semelhanças com uma comédia romântica terminam mais ou menos por aqui. Isto porque temos Rebel Wilson, a eterna amiga gordinha com sentido de humor. Só que, neste caso, o facto de ser gorda ou magra pouco interessa para o filme, aqui interessa o facto de ela ser louca.

Aliás, o filme tem pretos, brancos, gays, gordos, feios, magros e jeitosos, sem que isso seja relevante. A obra humaniza toda a gente e apenas utiliza o estereótipos para as emoções, e nunca para raças, géneros ou religiões.

São todos ricos, não se sabe bem como, mas o resto não interessa, o que é refrescante.

Depois, a quantidade de frases memoráveis ouvidas é digna de apontamentos.

“I think we should see only other people”

Problema: Tem demasiados personagens que não conseguem estar ligados completamente ao enredo principal, e por isso, são apressadas e pouco desenvolvidas.

O final também levanta algumas dúvidas: por tentar se aproximar tanto da vida real, e fugir ao cliché, paradoxalmente, acaba por parecer forçado e desligado.

Por isso, em resumo, falta cola ao filme, mas o filme cola-nos à mesma ao ecrã – a maior parte do tempo. Não precisamos de muito esforço cognitivo, e a espaços vamos rir-nos e aprender frases para terminar relações. Em suma, tudo o que se precisa a um domingo.