seinfeld

O Antes E O Agora: Seinfeld (1989-1998)

É importante referir que; a) se não viram Seinfeld, corram para a internet (ou cliquem em botões) e vejam; b) se já viram Seinfeld e não gostaram, desapareçam (isto para não usar vernáculo); c) Se já viram Seinfeld, sabem ler, e gostam de textos fraquinhos escritos após um prato de almôndegas, então este artigo é para vocês.

Seinfeld, série escrita por Jerry Seinfeld e Larry David, foi inicialmente apresentada aos estúdios como “a sitcom about nothing”. Ao fim de 9 temporadas este nada tornou todos os participantes muito ricos e deu-lhes carreiras, quanto a nós, podemos rir para a eternidade e…aprender com George Contanza.

Quem já leu o título do artigo tem mais ou menos noção do que vem a seguir (a maioria nem vai reparar nesta frase aqui e vai saltar logo para as fotos), para aqueles que leram esta frase, deixo-vos com a minha palavra preferida: Pistão.

 Wayne Knight (Newman)

seinfeld-wayne-knight

O gordo vai sempre a baliza, e normalmente “apanha” no intervalo, e Wayne Knight (e a sua personagem) enquadram-se bem nesta afirmação. No entanto se a vida te dá Donuts, come-os. Assim sendo, Wayne Knight e a sua personagem Newman – “Newmaaaaaaaaaaan!” – tiveram direito a dinheiro suficiente para uma vida de donuts. Adicionalmente, já durante a participação em Seinfeld, Wayne teve o prazer de estar presente numa das cenas mais icónicas de sempre (não, não tem que ver com a prestação de Maria Leal):

Sim, o gordinho viu as entranhas da Sharon, na altura em que as entranhas da Sharon queriam ser vistas. Actualmente seriam apenas penduricalhos grisalhos.

De resto, e terminada a sua participação em Seinfeld, ele tem andado por aí. Participou no terrível Punisher de 2009, e vai fazendo dobragens (Toy Story 2, Panda do Kung Fu, entre outras).

Michael Richards (Cosmo Kramer)

screen-shot-2014-07-03-at-4-47-17-pm

Lunático na série, fez questão de transportar isso para fora dos ecrãs e teve um dos melhores meltdowns de sempre, desde que a Britney Spears rapou o cabelo. Estávamos em 2006 quando durante um espectáculo de stand-up comedy se passou e começou a usar palavras como “linchar”, “nigger” aplicada a afro-americanos. Para mal dos seus pecados, a Internet já existe há alguns anos, assim como a câmara de filmar:

Para que não hajam dúvidas, é assim que se destrói uma carreira. Se para os militantes do PNR este senhor é um herói, para o resto do mundo é só uma visão pálida de um personagem com alguma piada nos anos 90.

George Constanza (Jason Alexander)

seinfeld-jason-alexander

George Constanza, claramente o alter-ego de Larry David, e uma espécie de Woody Allen criado no mercado do bulhão, mas com igual cinismo e sabedoria. Este é talvez o melhor personagem de sempre de todas as sitcoms alguma vez feitas. Quanto ao actor, até poderia deixar a carreira, e continuaria a ser lendário.

O problema destas personagens icónicas é que é muito difícil livrarmos-nos delas. Depois há toda a questão de ele ser baixinho, careca, e gordinho, o que o retira de quase todos os papéis principais, e o limita a romances com a amiga semi-conhecida e gordinha da Angelina Jolie.

Ainda assim, Jason tem agora um papel ao lado de Rob Lowe em “The Grinder” e, como todos os gordinhos, faz dobragens.

Elaine (Julia Louis-Dreyfus)

screen-shot-2014-07-03-at-4-35-45-pm

A Julia e o Jerry são os membros da trupe Seinfeld com claramente maior sucesso pós-Seinfeld.  Julia ainda teve que esperar um pouco para voltar a ter sucesso, mas desde de 2006 que não tem parado. The New Adventures of Old Christine, e agora mais recentemente Veep (2012-), já lhe valeram mais três Emmys e uma data de nomeações. Importa confessar que, quem vos escreve, ainda não viu nenhuma dessas séries, até porque a Elaine a fazer de vice-presidentes dos Estados Unidos da América é quase tão absurdo como, por exemplo, imaginar o Donald Trump a Presidente. Oh Wait…

Jerry Seinfeld (Jerry Seinfeld)

seinfeld-jerry-seinfeld

Um personagem tão preguiçoso que tem o mesmo nome e profissão do actor que lhe dá corpo. Seinfeld fazia de Seinfeld e escrevia para Seinfeld. Imaginem como seria pagarem-vos para fazerem de vocês próprios? Poucos teriam audiência, até porque, convínhamos, a vossa vida é uma seca!

Mas Seinfeld teve audiência e, não sendo um actor, Jerry tem sido um empreendedor do entretenimento. Recentemente podemos ir ao youtube e ver a série dele “Comedians in Cars Getting Coffee”, onde já entrevistou personalidades como Obama, entre outros que não me lembro agora, até porque ontem a noite foi dura, e estou com preguiça de googlar. Assim de cabeça, lembro-me que ele também fez a voz de uma abelha num filme de animação qualquer, muito fraquinho.

Mais importante que tudo, Jerry tem a honra de pertencer a um grupo restrito de pessoas com o qual o spoon gostava de beber uma cerveja.

ARTIGOS POPULARES

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com