jane

Sugestão para Domingo à Tarde #47: Becoming Jane (Julian Jarrold, 2007)

Hoje sugiro-vos o que também vou ver… Não é muito comum mas fiquei de facto em casa e abri a gaveta dos DVDs. Descobri que tenho o Vertigo de Hitchcock, o Mommy de Xavier Dolan, entre mais uns quantos ditos bons filmes que nunca vi. Podia escolher um destes e sugeri-lo com o ar pretensioso de quem vai a Cannes. Mas é Domingo e chove a potes, o que quero mesmo é beber um chocolate quente a ver um filme romântico não-Nicholas Sparks pela enésima vez e chorar a tarde toda (peço desculpa aos meninos).

Havia toneladas de opções, mas não podia escapar ao filme que me fez chorar que nem um bebé durante os créditos finais, apesar de nem sequer o ter visto desde início: Becoming Jane. O filme é de Julian Jarrold (A Royal Night Out, 2015) e é protagonizado por dois ótimos atores, James McAvoy e Anne Hathaway, com uma química que não faz explodir o ecrã mas garante bastantes lágrimas. Contam-nos a história da infeliz vida amorosa da jovem Jane Austen.

Estávamos no fim do séc. XVIII e a humilde família Austen (alerta: a mãe é a Julie Walters <3) queria que Jane casasse com o sobrinho de uma aristocrata (Maggie Smith <3), mas Jane, coitada, acreditava em casar por amor e apaixonar-se pelo Mr. Wisley não era opção. Principalmente porque aparece o carismático/problemático Tom Lefroy (McAvoy) e com tanto fogo-de-artifício a rapariga não consegue sequer lembrar-se que o Wisley existe. Tom e Jane parecem dispostos a destruir quaisquer vidas pela hipótese de construírem uma juntos – há bastante drama, alguma esperança, alguma desilusão, muitas oscilações e oh-tantas lágrimas.

É uma história de época, muito humana e cativante, para ver e rever. Não tem super-heróis, nem vilões, nem sequer maus da fita. A única magia é a aura de ser do tempo das princesas. No fim de contas, é um filme simples, sereno e comovente, que deixou um impacto significativo nas pessoas (poucas) que sei que o viram. Juntem-se ao grupo.

Até para a semana!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com