Fathers-and-Daughters-2016

Sugestão de Domingo à Tarde #68 – Pais e filhas (Fathers and Daughters, 2015)

Pais e Filhas pode não ser o filme do ano (de 2015) mas tem grandes grandes interpretações e só por isso já vale muito a pena. Não pensem, contudo, que a premissa, só por si, não vale a pena. Porque vale para quem gosta de se dar a sentimentalismos (o que não é o caso, obviamente…).

Esta obra conta-nos a história de Jake (Russel Crowe) e de Katie (Amanda Seyfried) que, após um acidente de carro, vêem a sua família reduzida de 3 para 2. Jake, contudo, não se encontra mentalmente estável e passa 7 meses num hospício. Durante esse tempo, a sua filha esteve entregue aos cuidados dos tios que, após o regresso de Jake, demonstram vontade de a adotar. A história desenvolve-se 27 anos depois – com cenas intercaladas entre o passado e o presente-, onde vemos uma Katie com algumas mazelas psicológicas (curiosamente com um doutoramento em Psicologia) devido ao seu passado atribulado. Com dificuldades em conectar-se a homens, não tendo com eles mais do que um caso de uma só noite, numa noite num bar, Cameron (Aaron Paul) acaba por meter conversa e um interesse surge entre ambos.

Russel Crowe é um ator com A grande e isso não passa despercebido a ninguém. Nesta sua interpretação, a química com a pequena Katie (Kylie Rogers) é palpável. A sua dedicação à doença mental da sua personagem também é bastante visível. Desde os tremores aos ataques, não há nada forçado na sua interpretação. O medo, o pânico, o amor, a saudade… Tudo nos é dado de bandeja e tão ávidos de mais, aceitamo-lo de bom grado. Quanto a Amanda, desde Mean Girls que a moça deu um salto gigante e bastante notório. A sua personagem é bastante humana, cheia de defeitos mas também com uma grande perseverança e entrega ao caso que acompanha ao longo da narrativa (e que nos permite empatizar com Katie).

É um filme bem conseguido e muito fluído, com várias temáticas exploradas o suficiente para que tudo faça sentido ao espectador.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com