409_11_screenshot

Sugestão de Domingo à Tarde #71:O Último Contrato (Grosse Pointe Blank, 1997)

O Último Contrato é um filme que junta dois dos atores com menos probabilidades de protagonizarem filmes, e muito menos juntos: John Cusack e Minnie Driver. Eu sei, eu sei, estão neste momento a lembrar-se de filmes que eles protagonizaram, e a tentar provar que eu não tenho razão. Agora reparem, Quem quer ser John Malkovich e O Fantasma da Ópera não contam como regra, mas como algumas das boas exceções. Sabem que mais? Todos estes filmes que eu referi têm uma coisa em comum com esta sugestão: São estranhos e, por isso, assentam que nem uma luva nestes dois.

Nesta obra acompanhamos Martin Blank (Cusack), um jovem assassino profissional que decide ir à reunião de 10 anos do secundário – já é estranho o suficiente?  Aproveitando o momento, decide visitar Debi (Driver), o seu amor adolescente pelo qual ele vive obcecado há igualmente 10 anos. A sequência do reencontro é talvez a mais representativa do tipo de filme que estamos prestes a ver, um estranho bom, uma espécie de língua de vaca estufada: quando olhamos para o aspeto não queremos comer, mas quando experimentarmos e deixamos de lado a consistência…uma delícia (para os vegetarianos, troquem a língua pelo seitan).

Voltando ao filme, a coisa complica-se porque de repente, e por não querer se juntar ao sindicato dos assassinos (sim, isso!) liderado por Grocer (Dan Akroyd), acaba metido no meio de uma emboscada.

Não, não é uma comédia romântica, tem aliás muito pouco de romance, tão pouco é um thriller, é na realidade o John Cusack a ser o John Cusack, deambulando com a sua cara de prisão de ventre, com um belo fato e disparando uns tiros. As cenas de ação, de tão inusitadas, acabam por entreter a um grande nível.

Sinto que ainda não vos convenci completamente. Reparem, têm ação, comédia, romance, mas com duas personagens que parecem no limiar do síndrome de Asperger. Ainda não chega? Ok, a irmã do John Cusack também entra e faz de sua secretária (igualmente estranha).

Parece-vos bem agora? Acreditem que não vão bocejar.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com