Sleepy Hollow – Balanço da 1ª Temporada

Em Setembro do ano passado, a FOX americana estreou uma série, da autoria de algumas mentes por de trás de Fringe e Hawaii Five-O. A estreia foi bem recebida e o Spoon deu o seu veredito (ver aqui). Agora, o Spoon apresenta-vos o balanço final da primeira temporada da série.

A narrativa manteve-se coerente no desenrolar da série, sem fugir da história principal do Apocalipse em Sleepy Hollow. Os personagens principais continuaram ser desenvolvidas e as secundárias afirmaram a sua posição na série, sem transmitir a sensação de que estavam apenas a ocupar tempo de antena. As breves cenas de humor suportadas pela personagem de Ichabod e a sua interação com um mundo novo não contrastam de forma desagradável com o tom mais depressivo da série e ainda não perderam a graça. A qualidade das atuações não sofreu grande mudança e o elenco conta agora com John Noble (Senhor dos Anéis: o Regresso do Rei, Fringe), que desempenha um personagem que vai ganhando relevância no desenrolar da narrativa.

O final desta temporada apresenta-nos um plot twist verdadeiramente inesperado e o cliffhanger habitual nas séries americanas.

O visual da série manteve uma qualidade constante. Os vilões e monstros são constituídos à base de maquilhagem e adereços, conferenciando um aspeto mais old school à série. Os efeitos especiais por computador são poucos em quantidade e nada de muito marcantes, mas ai está um dos pontos admiráveis de Sleepy Hollow; em vez de usar CGI para tudo e mais alguma coisa (como infelizmente acontece em séries como Sobrenatural) fá-lo apenas ocasionalmente e o mais simples possível, evitando assim mostrar a falta de orçamento disponível para este tipo de truques visuais. Outro pormenor de interesse é o aspeto do vilão principal da série, Moloch, que é revelado aos poucos, à medida que a série avança até à sua conclusão.

Veredito: Apesar de acabar com um cliffhanger, este impasse final da série é algo que vai deixar os fãs a salivar até setembro, aguardando com alta espectativa pela chegada da 2ª temporada e a resolução dos problemas de Ichabod e Abby.

 

 

ARTIGOS POPULARES