capa

8 ½ Festa do Cinema Italiano – Vencedores

Foi na passada sexta-feira, pelas 22h, no S. Jorge que ficamos a conhecer os vencedores da 7ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano. Neste caso, o prémio do júri foi atribuído em ex aequo a dois filmes: La mafia uccide solo d’estate (A Máfia só mata no Verão), de Pierfrancesco Diliberto e The Special Need, de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri.

De acordo com o júri – composto por Lorenzo Codelli, vice-diretor da Cineteca del Friuli di Gemona e crítico de cinema; Jean Paul Bucchieri, encenador e o fadista Camané – “apesar de tratarem temáticas e linguagens muito diferentes, reconhecemos que os dois filmes são contributos importantes no que diz respeito a questões muito relevantes no contexto social atual.”

Em La mafia uccide solo d’estate – já tinha ganho o prémio do público do festival de Turim – vemos um retrato pouco ortodoxo e divertido da máfia siciliana. A história centra-se em Arturo e na tentativa de conquistar o seu amor.

La-Mafia-Uccide-Solo-DEstate

La mafia uccide solo d’estate (2013)

Quanto ao segundo vencedor da noite, o documentário The Special Need, de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri, foca-se na história dum autista virgem que quer deixar de o ser. Para isso segue numa road trip com dois amigos, na esperança de encontrar a felicidade (sendo felicidade um eufemismo para sexo). Antes do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, esta obra já tinha sido apresentada no CPH:DOX – Festival Internacional de Documentários de Copenhaga, Festival Internacional de Cinema de Locarno, IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam, SXSW Festival, em Austin, Texas, Trieste Film Festival e no Dok Leipzig.

The Special Need (2013)

The Special Need (2013)

O prémio do público (patrocinado pelos canais TVCINE) recaiu sobre Zoran,o meu sobrinho herdado, de Matteo Oleotto – já tinha ganho o Prémio da Semana da Crítica Internacional do Festival de Veneza. A obra centra-se em Paolo Bressan, alguém que passa o seu tempo numa taberna e que, ao “herdar” um sobrinho, percebe rapidamente o seu enorme talento para lançar dardos.

Zoran, O Meu Sobrinho Herdado (2013)

Zoran, O Meu Sobrinho Herdado (2013)

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano prestou ainda homenagem ao cinematografo Vittorio Storaro, sendo-lhe atribuído o prémio Carreira. Recorde-se que Vittorio esteve cá em Portugal a apresentar a versão 3D de O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci; deu uma masterclass e apresentou o seu último livro The Art of Cinematography.

De acordo com a organização, e antes de partir rumo a Coimbra, o festival deixa ainda boas indicações, em relação a fluência de público, tendo um aumento ligeiro de espetadores em comparação com as edições passadas.

Agora é altura do 8 ½ Festa do Cinema Italiano se mudar para  Coimbra, de 21 a 23 de Abril, no Teatro Académico Académico Gil Vicente, depois irá para o Porto, de 24 a 27 de Abril, na Casa das Artes; Funchal, de 8 a 11 de Maio, no Teatro Municipal Baltazar Dias e Loulé, de 16 a 18 de Maio, no Cine-Teatro Louletano.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com