acteurs-du-film-les-profs-avec-le-proviseur-du-lycc3a9e-jacques-prc3a9vert-monsieur-nguyen-duc-long

Os Profs (Les Profs, 2013)

Engenhosa e desavergonhadamente ridícula, a comédia francesa Les Profs, cujo humor carece de encanto foi sem dúvida um êxito de box-office. Certamente, após a sua estreia em abril, esta insensata adaptação do actor/realizador Pierre Francois Martin-Lavall trepou ao topo das tabelas, lucrando vários milhões de euros, não obstante da feroz competição “Hollywoodesca”. No entanto, tal não garante a qualidade do filme.

 Baseado, em grande parte, nas bandas desenhadas homónimas de Picca e Erroc, o filme apresenta-nos a história da pior escola do sistema educativo francês – Lycee Jules Ferry. A dura realidade é a seguinte: caso mais de metade dos alunos falhem em transitar de ano a escola será obrigada a fechar portas e o inspetor escolar responsável será despedido. O inspetor substituto, que por boas razões, adoraria ver o lugar de inspetor livre pensa que encontrou a solução perfeita – empregar sete novos e falhados professores com o intuito de afundar, ainda mais, os resultados. Apresentados como elite, estes terríveis professores, ensinaram durante o ano letivo, utilizando métodos heterodoxos e profundamente desastrosos.

Quando pensamos em comédias francesas, os ilustres nomes de Bienvenue chez les Ch’tis e Le dîner de cons destacam-se. Les Profs não acompanha de maneira nenhuma estes grandes nomes e o que podia ser potencialmente uma óptima paródia do sistema de educação e das suas falhas torna-se num filme desinteressante e inconsistente. Repleto de clichés e de humor infantil, que podia muito bem vir dos intervalos de qualquer escola primária, como que numa tentativa de glorificação da estupidez. O filme torna-se num conjunto de sketchs com professores-palhaços para uma audiência de alunos apáticos.

Com um largo orçamento de 12M€ o filme apresenta um mau argumento – onde as personagens não têm relevo – e uma má cinematografia (abusando particularmente do slow motion).

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com