Untitled

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past, 2014)

A mais nova adição à série de filmes X-Men chega finalmente às salas de cinema. Desta vez, e seguindo a nova moda, o guião é uma adaptação de uma das mais icónicas histórias contadas na banda-desenhada destes heróis, e apesar de algumas diferenças serem óbvias para quem conhece a história original, a verdade é que foi feito um bom trabalho no sentido de atribuir lógica e causalidade a algumas destas diferenças.

A vertente de viagem no tempo tem potencial para dar nós no cérebro do espectador incauto, mas o Spoon vai tentar tornar a situação mais clara: a narrativa inicia-se num futuro proveniente da linha temporal do filme X-Men – O Confronto Final, aquele que todos recordarão como o mais infeliz da franquia, até agora. É um futuro não muito distante, apocalíptico e com a equipa de mutantes a lutar constantemente pela sobrevivência (com muitas personagens e atores já conhecidos da trilogia). A solução encontrada para resolver a situação é arriscada: enviar a mente de um deles para o seu corpo no passado – alguns anos após os acontecimentos de X-Men: O Ínicio – e evitar a ocorrência chave que despoleta em cascata toda a série de acontecimentos que levam ao futuro distópico em que estão presos.

A narrativa é boa e os atores são os mesmos, o que, para além de fazer nascer um sentimento de nostalgia, dá grandiosidade à obra (tal como em Os Vingadores, onde também juntaram personagens de vários filmes e conseguiram criar um todo coerente). A sensação de que estamos constantemente apenas a um passo de uma história realmente épica é permanente até ao fim, mas – e apesar da boa realização, do bom argumento e dos bons atores – o filme não chega a atingir todo o seu potencial.

À parte isso, este é sem dúvida o melhor de todos os episódios da franchise X-Men. Uma nota especial para Evan Peters, que parecia ter uma personagem ridícula nesta versão de Quicksilver, mas que, na realidade, rouba completamente as cenas em que aparece (apesar de contracenar com grandes nomes como Hugh Jackman, McAvoy e Fassbender).

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com