vlcsnap-2014-06-03-21h21m09s218

A Guerra dos Tronos – Temporada 4 Episódio 8 – The Mountain and the Viper

Após a pausa de uma semana devido ao feriado nos EUA, A Guerra dos Tronos volta em grande, cumprimentando todos os seguidores com um cântico em arrotos da autoria de uma ordinária prostituta com muito pouca sorte. Vamos ignorar esta cena pouquíssimo pertinente e passar aos 3 pontos fulcrais deste episódio: hoje falamos de Sansa, Jorah e Oberyn.

A dupla de criadores Benioff e Weiss volta a contorcer alguns aspetos chave da obra literária na sua versão TV. Aqui, Sansa encobre as ações de Petyr por iniciativa própria, mostrando ter aprendido algo valioso em King’s Landing, isto é, mentir para assegurar a sua subsistência, deixando de parte a sua inocência. A forma como lidam com esta personagem evidência que esta está a começar a aprender a participar nos jogos de poder pelo controlo dos Sete Reinos.

Jorah finalmente é confrontado pelo seu crime: mesmo que estejamos habituados a vê-lo como maior apoiante de Daenarys, GdT recorda-nos que a paixão pela derradeira herdeira ao Trono de Ferro começou com a sua missão de espionagem. Dany, descobrindo isto, manda o pobre cavaleiro embora, mostrando assim a sua imaturidade e fraca capacidade de tirar proveito de uma má situação, perdendo um guerreiro valioso e extremamente fiel. Veremos que aventuras terá Jorah, o cavaleiro exilado por duas vezes.

O combate entre “A Montanha” e Oberyn Martell encontra espaço no fim do episódio. Coreografias elaboradas enriquecem o combate, empolgante também devido à emoção que Oberyn demonstra ao lutar. Este expõe a toda a plateia as razões que o levaram a viajar até à capital e defender Tyrion. Acusa o seu adversário de ter assassinado a sua irmã e sobrinhos e num momento de raiva cega, perde o combate e duas vidas. É assim que dizemos adeus a mais um personagem marcante, mesmo tendo sido introduzido só neste temporada, logo após ter ganho mais uns fãs com o espetáculo proporcionado.

Que repercussões terá a perda de mais um Martell? Faltando dois episódios para o fim, talvez seja um assunto que seja bem abordado na próxima temporada. O próximo capítulo é The Watchers on the Wall e passa dia 10, às 22h20 no SyFy.

ARTIGOS POPULARES