seeking-a-friend-for-the-end-of-the-world-movie-wallpaper-4-1024x768

Seeking a Friend for the End of the World (2012)

Há filmes que não somos capazes de deixar mesmo quando o ecrã se apaga, filmes que nos atordoam e queremos prolongar até ao último instante possível. Seeking a Friend for the End of the World é um desses filmes. Não por ser brilhante ou revolucionário, mas perfeito na sua simplicidade e modéstia, comovente e enternecedor.

É o tipo de filme que nos leva a questionar o sentido do quotidiano, dos erros do passado, do amor, da vida, do fim, das coisas pequenas e das grandes; coloca tudo em perspetiva e, no entanto, não se enaltece, mantém-se humilde, calmo, simples…

Descreve-se o filme como se descreve o protagonista: Dodge, um agente de seguros abandonado pela esposa, assim que é anunciada a colisão irremediável de um asteroide contra o planeta. A contagem decrescente para o fim do mundo começa e Dodge está sozinho para o enfrentar; a vida que tinha por certa, revela-se uma mentira, uma ilusão.

Steve Carell é mais do que um tipo engraçado e, se isso não estava já provado em filmes como Little Miss Sunshine e Dan in Real Life, a sua sensibilidade para papéis mais profundos do que aparentam fica definitivamente comprovada em Seeking a Friend for the End of the World. Aqui, ao lado de Keira Knightley, embarca numa aventura em busca da felicidade, ou do que julgamos ser a felicidade, descobrindo que as metas que estabelecemos não são necessariamente as que nos farão felizes e completos. Como dizem os Rolling Stones, “You can’t always get what you want, but if you try sometimes you just might find you get what you need”.

De resto, quem sabe de antemão que a realizadora e argumentista deste filme é Lorene Scafaria, a mesma que nos trouxe, ao lado de Peter Sollet, Nick and Norah’s Infinite Playlist, não fica surpreendido com o balanço harmonioso de candura e força que encontramos que neste filme.

Seeking a Friend for the End of the World é como o amor: doce, inocente, sonhador, e pode até parecer frágil mas o certo é que tem força suficiente para permanecer connosco até ao fim do mundo.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com