Annex - Colbert, Claudette (It Happened One Night)_05

Uma Noite Aconteceu (It Happened One Night, 1934)

Uma Noite Aconteceu, filme de 1934, é a comédia romântica mais hilariante que esta colher alguma vez viu. A história segue Ellie Andrews (Claudette Colbert), recém-casada com um famoso piloto de aviões, um ato que desagrada ao seu pai, magnata de Wall Street (Walter Connolly). Para evitar a união, este pai preocupado, decide levar Ellie para um iate em alto mar – surpreendentemente, e apesar de ser a herdeira mimada de uma pequena fortuna, Ellie simplesmente salta do barco e nada até à costa, iniciando uma viagem até Nova Iorque para se reencontrar com o seu marido. Pelo caminho, encontra-se com o charmoso jornalista Peter Warne (Clark Gable), que rapidamente percebe que tem em mãos o maior furo dos últimos tempos e uma forma de voltar às boas graças do seu editor. Peter propõe-se a ajudar Ellie a chegar a Nova Iorque em troca do exclusivo na história.

A partir daqui reina o cliché e, de entre as dificuldades na estrada (perdas de dinheiro, roubo de malas, etc.), não há muito que o espectador atual não tenha já visto ou não consiga prever. No entanto, isto não significa que não tenha sido particularmente bem concretizado – não é novo, mas é excelente. Os diálogos são a cereja no topo do bolo: quase todas as falas de Clark Gable são inteligentes, com um humor que usa o momentum de forma a capitalizar cada situação ao máximo.

São 105 minutos em que a comédia vai dando lugar ao romance, sem lamechices em excesso (exceto uma cena em particular, que junta demasiados elementos de representação e do cinema da época e soa estranha e ridícula no presente) que tornem a experiência menos cativante ou mesmo intolerante para o espectador atual. Tem um ritmo que entretém sem saturar e apresenta cenários diversos, apesar de a produção ser relativamente humilde e depender de atores talentosos – cujo talento é explorado de tal forma que o resultado final pode competir com as comédias românticas atuais e chega a superá-las em pontos de Q.I.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com