Captura de ecrã 2014-08-29, às 13.07.46

Trailer para “Rosewater”, primeiro filme de Jon Stewart

No dia 21 de Julho de 2009, Maziar Bahari, jornalista iraniano, foi preso enquanto cobria as eleições presidenciais iranianas desse ano. Durante 118 foi submetido a interrogatórios, forçado a viver numa cela minúscula e sem possibilidade de contactar o exterior – incluindo a sua mulher grávida, residente em Londres. Maziar foi libertado só em Outubro, lançando posteriormente o livro “Then They Came for Me”, onde conta esta história.

Jon Stewart é um jornalista, humorista, escritor (e agora realizador), mais famoso pelo seu programa de sátira política, o The Daily Show. Rosewater será o primeiro filme de Stewart, tendo este também escrito o guião.

Embora a história já fosse razão suficiente para Stewart a adaptar para o grande ecrã, o realizador (também) tem uma razão bem mais pessoal para o fazer: Maziar foi entrevistado pelo correspondente Jason Jones, do The Daily Show de Stewart, em 2009. A entrevista era um sketch satírico em que Jones fingia ser um espião americano. No seguimento desta entrevista, as autoridades iranianas apresentaram esta entrevista como “prova” que Bahari estaria a trabalhar com um espião americano, sendo por isso justificável o seu aprisionamento.

Podem ver o sketch original aqui:

The Daily Show
Get More: Daily Show Full Episodes,The Daily Show on Facebook,Daily Show Video Archive

O filme conta com o ator Gael Garcia Bernal (Amores Perros, Diários de Motocicleta) no papel de Maziar. Tem data de lançamento marcada para Novembro deste ano.

Complementem o trailer com esta “peça” – ou teoria da conspiração – da televisão iraniana sobre o filme de Stewart:

 

Para além da ocasional crítica cinematográfica, este dandy moderno aprecia longos passeios, chá preto e aquele barulho que o bacon faz aquando do momento de fritura.

    ARTIGOS POPULARES