alain_resnais

Festa do Cinema Francês chega em Outubro a Lisboa, com homenagem a Alain Resnais

A Festa do Cinema Francês tem início marcado para 2 de outubro em Lisboa e, este ano, a organização quer de uma vez por todas acabar com os clichés que as pessoas têm sobre o cinema vindo desses lados – e não, as francesas não têm pelos nas axilas.

A 15.ª Festa do Cinema Francês traz 25 filmes em antestreia, levando-os a 18 cidades e aldeias, a começar em Lisboa, no Cinema São Jorge. Uma homenagem a Alain Resnais e um ciclo dedicado a Marcel Pagnol são alguns dos destaques da programação, apresentada na passada terça-feira.

A programação divide-se em quatro secções: a principal, com 25 filmes em antestreia, o Universo de Animação, um ciclo de quatro filmes de homenagem a Marcel Pagnol e também uma homenagem ao recentemente falecido Alain Resnais, esta última com um ciclo de 10 filmes, entre os quais as antestreias de Aimer, boire et chanter e Vous n’avez encore rien vu, com exibição marcada na Cinemateca Portuguesa.

Entre as antestreias está o filme de abertura, La cour de Babel. O público que se deslocar até ao Cinema São Jorge no dia 2 de outubro, às 21h00, vai poder ver um documentário de Julie Bertuccelli sobre uma turma de alunos chegados de vários países, como a Sérvia, a Irlanda, o Brasil, a China ou o Senegal, e que durante um ano vão aprender a língua francesa. É a primeira vez que a Festa abre com um documentário.

Anne Fontaine (realizou Coco Avant Chanel), é uma das convidadas da Festa do Cinema Francês, com a antestreia do seu novo filme Gemma Bovery. Jean-Pierre Sinapi (Camping à la Ferme), Pascal Tessaud (Brooklyn) e Fabianny Deschamps (New Territories) são os outros convidados.

A novidade desta edição é a Festa na Aldeia, onde vários filmes franceses serão projetados num ecrã insuflável, em quatro aldeias de Miranda do Douro (Vila Chã de Braciosa, Palaçoulo, Malhadas e S. Martinho), e duas de Vila Verde (Lage e Escariz). Os bilhetes para a Festa, custam 3,50 euros, mas o preço pode variar em algumas das salas.

A 15.ª Festa do Cinema Francês vai passar por estas 18 cidades:

Lisboa: 2 – 12 outubro
Seixal: 4 – 10 outubro
Coimbra: 6 -10 outubro
Portimão: 9 – 11 outubro
Porto: 13 – 19 outubro
Faro: 21 -26 outubro
Braga: 28 – 30 outubro
Guimarães 31 outubro – 4 novembro
Beja: 4 – 9 novembro
Leiria: 6 – 8 novembro
Caldas da Rainha: 6 – 8 novembro
São Pedro do Sul: 7 – 9 novembro
Viana do Castelo: 11- 14 novembro
Almada: 12 – 16 novembro
Setúbal: 13 – 15 novembro
Aveiro: 20 – 21 novembro
Santarém: 21, 22 e 23 novembro
Funchal: 25, 26 e 28 novembro

ARTIGOS POPULARES