195475

Las Brujas de Zugarramurdi (2013) – MOTELx

Toda a gente sabe que os homens são brutos, muito pouco astutos, feios, lixo, abaixo de bicho. Em compensação: todas as mulheres são bruxas.

A passar nos ecrãs do MOTELx, Las Brujas de Zugarramurdi (ou Witching & Bitching) oscila entre um grito bem-humorado de frustração masculina, uma caricatura exagerada do género feminino, e algo que se aproxima demasiado de misoginia.

Sem querer desvendar muito, começa com um assalto e envolve um Jesus prateado, um soldadinho de chumbo, um homem que só quer ir para Badajoz, uma esponja amarela e Sergio, o escolhido que irá atraiçoar o género masculino e provocar o retorno da Grande Mãe. E não, não é um filme de animação.

A parada de personagens e eventos caricatos não é novidade para quem conhece o trabalho de Álex de la Iglesia. O espanhol é mestre neste tipo de comédia negra acelerada e, ao lado de Jorge Guerrica Echevarría, já nos habituou a diálogos brilhantes, situações surrealistas e personagens ambíguas.

No entanto, talvez nos tenha habituado bem demais porque Las brujas de Zugarramurdi deixa um pouco aquela sensação de copo meio vazio. É verdade que entramos a rir e saímos a rir mas o ritmo frenético e hilariante que se estabelece no início desvanece repentinamente e o filme transforma-se numa corrente desnorteada de comédia fácil e estereotipada, a roçar o absurdo (o mau tipo de absurdo).

Safa-se porque a qualidade da primeira metade cria no espectador um efeito prolongado. Funciona como uma espécie de La vie en rose da comédia que, em vez de sussurrar doçuras ao ouvido, nos mantém a rir apesar da ação atabalhoada, dos efeitos baratos e do olhar esgrouviado e francamente perturbador de Carolina Bang.

Por um lado, Las brujas de Zugarramurdi apresenta uma harmonia excecional entre ação e comédia negra e só tem a ganhar com as performances de Mario Casas, Carmen Maura e Terele Pávez. Por outro lado, parece-se demasiado com as lamúrias de um adolescente frustrado e os desenhos toscos de uma criança com apetites sangrentos.

ARTIGOS POPULARES