Untitled

Revelados os premiados da 5ª edição do Cortex

A 5.ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra terminou hoje com a cerimónia de entrega dos  prémios a visualização das obras vencedoras. O premiado para melhor filme da competição nacional foi Coisa de Alguém, a obra de estreia de Susanne Malorny, e na competição internacional saiu vencedor Mur, de Andra Tévy.

Coisa de Alguém é um documentário sobre o a vida quotidiana no Departamento de Perdidos e Achados de Lisboa da PSP, descrito como “um observatório inesperado da dinâmica de perder, achar, possuir e esquecer numa complexa cidade actual”.

O júri, constituído pelo realizador Manuel Mozos, a atriz Margarida Vila-Nova, o ator Filipe Vargas e a atriz Inês de Medeiros, justificou o prémio atribuído a Mur, de Andra Tévy, descrevendo-o como um filme em que “o olhar prático e a sensibilidade na ‘mise-en-scene’ e direção de atores se destacam”.

Foram igualmente atribuídas duas menções honrosas aos filmes Fúria, de Diogo Baldais, e à curta de animação Três Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves.

Quanto ao prémio do público recaiu para Não são favas, são feijocas, um documentário de Tânia Dinis.

Os diretores do Córtex, José Chaíça e Michel Simeão, anunciaram ainda as datas da próxima edição do certame, que decorrerá entre 25 e 28 fevereiro de 2016

ARTIGOS POPULARES