Making-of-Southpaw-Vfx-8

Southpaw – Coração de Aço (2015)

Se existissem prémios para hipermasculinidade no cinema, Antoine Fuqua, seria um realizador a ser recorrentemente nomeado.

Os seus filmes têm normalmente uma dose suficiente de testosterona para transvestir qualquer mulher que se atreva a espreitar.

Depois, quase todos as suas obras têm Denzel Washigton. Dia de Treino, e o mais recente The Equalizer, são alguns dos títulos que atraem gerações de homens de barba rija.

Em Southpaw não temos Denzel, mas temos um Jake Gyllenhaal em grande.

Boxeur atinge o auge. Boxeur sofre um desastre familiar. Boxeur perde tudo. Boxeur recupera.

Premissa simples, num filme que tem como central o Boxe e a relação entre o pai e filha. Nada de novo, mas mesmo assim super intenso, como é apanágio do realizador.

Jake é muito competente, e Rachel McAdams, nas cenas em que entra, dá um toque especial a esta história de “Underdog cai em desgraça”.

Desde Rocky que este género de histórias se sucede. Aqui o mérito é conseguir repetir a receita, sem cansar o espectador, algo que Fuqua consegue fazer. As filmagens transformam o filme num quase Thriller, e num Drama, tentando fugir o mais possível ao cliché do Boxe.

O filme já está disponível há algum tempo, mas apenas agora vai estrear em Portugal (estreou a semana passada).

Pouco mais há a dizer, porque o filme não foge do registo. Ganha pelo elenco, pelas cenas de ação, e pelas coreografias na altura das lutas de boxe. Para os fãs do género é um bom título. Para os homens em geral, é um filme de domingo. Para as mulheres, é uma obra que poderá servir para fazer a vontade aos namorados.

ARTIGOS POPULARES