cinemaRom

Lisboa Recebe Hoje a Festa do Cinema Romeno

A Culturgest acolhe, a partir de hoje (dia 19), a Festa do Cinema Romeno, uma mostra que celebrará “a prolífica nova vaga de jovens cineastas, que tem feito crescer uma tradição cinematográfica singular”, afirma a organização.

Durante cinco dias (19-23), a iniciativa dará a conhecer a nova face do cinema romeno “da revolução às suas consequências”, acentuando o carácter irónico, apanágio da cinematografia romena. A organização ficou a cargo da Associação IndieLisboa com o Instituto Cultural Romeno.

A festa arranca com o realizador Adrian Sitaru a apresentar dois filmes: a curta-metragem Art sobre os bastidores das produções de cinema, e a longa-metragem Domestic.

Aqui Domestic, a nova longa de Adrian Sitaru.

Aqui Domestic, a nova longa de Adrian Sitaru.

Até dia 23, a mostra incluirá uma retrospetiva integral da obra do realizador Radu June, de 37 anos, com as obras It Can Pass Through the Wall, The Happiest Girl in the World ou Alexandra.

Além de Adrian Sitaru, outro dos convidados da Festa do Cinema Romeno é Laurentiu Calciu, que exibirá o filme After the Revolution, sobre a revolução romena, no final dos anos 1980.

Toda a programação poderá ser consultado site da organização.

ARTIGOS POPULARES