Destaques do Mês
Data
17 November 2015
cosmos_app3-600x300

Mini-Séries Spoon: Cosmos: A Spacetime Odyssey (2014)

De onde vimos? Para onde vamos? Qual o tamanho da imensidão do Universo? Como ‘nasceram’ os átomos que nos compõem? Como nasceu a Terra, quando vai acabar?
Todas estas perguntas que nós fazemos e, que por vezes achamos sem resposta, estão à solta em Cosmos.
Narrada por um dos maiores cientistas do nosso tempo, Neil deGrasse Tyson, esta série leva-nos numa viagem ao céu, ao fundo do mar, às estrelas e a tudo aquilo que existe para lá de nós.
São biliões de anos de evolução cósmica, em que nós, humanos, apenas representamos uma pequena partícula de pó. Nascemos nos últimos segundos do último dia do ano do calendário cósmico. Engraçado, não é?
Cosmos põe a nossa espécie em perspetiva, diminui-nos e, ao mesmo tempo, faz-nos sentir imensamente grandes, com todas as descobertas que são possíveis.

Com Seth MacFarlane como produtor executivo, Cosmos é, provavelmente, a mais ambiciosa série científica em décadas (depois da original, apresentada pelo grande Carl Sagan).
Os gráficos são excelentes e a forma como viajamos com deGrasse durante 13 episódios é exatamente como uma viagem espacial pelo tempo.

Cada episódio cobre um facto científico específico, mas sempre com referências passadas e futuras, que se vão interligando ao longo da série, colocando sempre em ênfase aquilo que sabemos e aquilo que ainda desconhecemos.

Para além disso, ainda nos propõe questionar toda a informação que recebemos (inclusive a de Tyson), a autoridade, as verdades “absolutas”, etc.
That’s why I love science… We don’t have to pretend we have all the answers,” diz-nos Tyson.

 

 

ARTIGOS POPULARES