unnamed

MONSTRA 2015: Destaques da competição internacional

Com a chegada de Março, o festival de cinema de animação de Lisboa, Monstra, está de regresso com sete longas metragens na competição internacional por estrear em Portugal.

Os realizadores Mark Burton e Richard Starzack estarão em Lisboa para apresentar Shaun the Sheep (A Ovelha Choné – o Filme, 2015), e realizar uma masterclasse sobre o processo de criação deste filme baseado na série de TV.

Song of the Sea (Canção do Mar, 2014), realizado por Tomm More, é um filme inspirado nas figuras mitológicas Selkies, do foclore irlandês, e esteve na corrida aos Óscares 2015 para Melhor Filme de Animação. O realizador vai estar presente na Monstra 2015 para apresentar este filme.

Outra animação nomeada para os Óscares 2015 é The Tales of Princess Kaguya (O Conto da Princesa Kaguya, 2013), do japonês Isao Takahata, a mais recente produção dos Estúdios Ghibli.

Ainda do Japão, a Monstra irá receber Giovanni’s Island (A Ilha de Giovanni, 2014) de Mizuho Nishikubo, um filme baseado em fatos verídicos, sobre uma amizade no pós 2ª Guerra Mundial.

Jack and The Cuckoo Clock Heart (Jack et la Mécanique du Coeur, 2013),dos franceses Mathias Malzieu e Stéphane Malzieu, é um conto de fadas musical, passado em Edimburgo, no final do do século XIX, baseado no livro do realizador Malzieu. Ambos irão marcar presença na Monstra 2015.

Da Estónia, chega-nos o filme Lisa Limone e Maroc Orange, a Rapid Love Story (Lisa Limone e Maroc Orange, Uma História de Amor Rápida, 2013), de Mait Laas. É uma versão ópera mais colorida de Romeu e Julieta, e vai ser exibida em 3D, com a presença do seu realizador.

Por fim, o filme do espanhol Sam, Pos Eso (Possuído, 2014), terá a sua estreia em Portugal neste festival. Sam vai estar também em Lisboa e tal, como os restantes realizadores, estará disponível para entrevistas.

O festival decorre de 12 a 22 de Março em Lisboa.

ARTIGOS POPULARES