Filmes de terror que te passaram ao lado na última década – Parte 1

O género de terror está bem enraizado no cinema comercial, mostrando todos os anos vários filmes que, infelizmente para os amantes do estilo, são muito fracos a inovar e assustar. Apesar de tudo, algumas boas ideias conseguem chegar ao grande ecrã, como Saw – Enigma Mortal e Actividade Paranormal. Esta lista é dedicada aos que procuram algo mais para ver fora das terríveis sequelas de Saw ou de PA. Seguem-se os primeiros 5 filmes da lista que terá direito a sequela!

 A Descida (The Descent, 2005)

Realizador: Neil Marshall

Um grupo de amigas perde-se ao explorar um circuito de cavernas e tudo vai de mal a pior rapidamente quando descobrem que não estão sozinhas.

Com uma premissa aparentemente simples, A Descida encanta na sua execução: a personagem principal e as suas relações com as amigas são bem apresentadas, o motivo que as leva à situação de perigo não é descabido, os sustos são bem planeados e eficazes, e os twists são verdadeiramente inesperados.

Em suma, A Descida é um filme de cabeça, tronco e membros, capaz de aliciar até os que não têm especial interesse pelo género.

 

Noroi (2005)

Realizador: Koji Shiraishi

Um realizador de documentários estuda fenómenos sobrenaturais ligados à lenda de um demónio chamado “Kagutaba”.

Filmado com o POV de uma câmara de filmar, esta obra mistura elementos d’O Projecto Blair Witch e de grandes êxitos do cinema de terror japonês, como The Grudge e Ringu, numa experiência igualmente intensa. Infelizmente, não é isento de imperfeições e a sua longevidade pode desanimar alguns espectadores. Compensa na conclusão.

[Rec] (2007)

Realizadores: Jaume Balagueró, Paco Plaza

Uma repórter de TV e o seu cameraman são fechados num edifício ao acompanharem uma equipa de bombeiros na resposta a uma chamada de emergência.

[Rec] é um dos responsáveis por pôr os zombies de novo na moda. Filme pequeno mas coeso, com bons sustos. É filmado no POV da câmara de video e junta elementos dos videojogos de Resident Evil com o clássico O Exorcista. É uma experiência interessante, que apresenta muito brevemente os personagens e parte logo para a ação.

The Poughkeepsie Tapes (2007)

Realizador: John Eric Dowdle

Numa casa abandonada em Poughkeepsie, Nova Iorque, a polícia adquire centenas de horas em cassetes que contêm décadas de trabalho de um serial killer pouco convencional.

Este falso documentário utiliza as filmagens encontradas na história e testemunhos de investigadores e familiares de vítimas para nos dar a conhecer o trabalho do maior serial killer fictício de sempre. É uma experiência interessante e original que, apesar de não ter momentos de susto, é capaz de proporcionar alguns arrepios. Vale a pena ver nem que seja pelo formato.

Martyrs (2008)

Realizador: Pascal Laugier

Uma jovem procura vingar-se das pessoas que a atormentaram na sua infância e juntamente com uma amiga, também vítima de abusos, embarca numa viagem que as leva a um patamar superior de depravação.

“Saw é para meninos” é a melhor frase para descrever Martyrs. É o filme mais brutal desta lista e é altamente desaconselhado a quem não quer ver gore no ecrã. Embora tenha uma introdução um pouco genérica é capaz de surpreender até os amantes de cinema de terror. Levanta algumas questões mais filosóficas.

———————————————————–

Discordam de algum escolhido? Têm algo a acrescentar ou perguntas a fazer? Exprimam a vossa opinião no site ou na página do Facebook!

  • Ricardo Du Toit

    Aconselho muito o “You’re Next” e “American Mary”, dois grandes filmes que tive o prazer de ver no MOTELX!

    • Pedro Santos

      Se não estou em erro, todos filmes da próxima lista já estiveram no MotelX.

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES