41-La-Famille-Bélier

A Família Bélier (A Família Bélier, 2015)

Damos pouco valor à família. Por norma, achamos sempre que eles estão lá para o que der e vier e, nem sempre, agrademos a sua existência.

Damos pouco valor ao silêncio. O não dizer nada, ouvir a ausência de som.

Damos pouco valor às palavras, aos sons, a ouvir.

O filme A Família Bélier é dos melhores filmes que se viu ultimamente. Carregado de sentimento, comédia e uma história bela.

Mesmo sem se ser fã do género cinematográfico francês, é possível encontrar muitos filmes de agrado geral. A comédia francesa hoje em dia possui simultaneamente quase sempre elementos de comédia e drama.. No entanto, mais do que isso, este filme dá vontade de pegar no telemóvel e ligar para as mães, pais, e irmãs…

Valoriza a família. Faz-nos ver que nem sempre estamos cientes de que os nossos estão lá, mas não vão estar lá para sempre.

A história: Paula, é uma adolescente (uma interpretação de louvar da atriz/cantora Louane Emera, que lhe valeu um César de atriz promissora), que vive no seio de uma família de surdos (pais e irmão) e que descobre a sua própria voz, ao participar num concurso de canto, mesmo contra a vontade dos pais.

É difícil imaginar alguém mais correto para o papel de Paula do que Louane. A forma de entrega da atriz (em especial na cena em que Paula canta para os pais) leva-nos às lágrimas e às gargalhadas, na medida certa.

No outro lado da história temos o pai de Paula, surdo, que concorre a presidente da Câmara e todas as peripécias que daí advém.

Numa luta pela independência e emancipação de ser a ajuda da família para tudo, Paula tem pelo caminho muitos obstáculos até conseguir realizar o seu sonho – cantar.

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES