Estreias da Semana
Data
1 August 2015
payback-1999-08-g

Filmes mais “badasses” de sempre #1: Payback (1999)

Badass = algo tão lendário e com tanto estilo, que nem o Toy consegue superar (in Dicionário  de Português, 2013).

Pois bem amigos, há filmes tão sacanas, que nos obrigam a pôr toda a questão qualitativa de parte. Este é um deles!

Payback, apesar das suas limitações e narrativa, apresenta uma aura à Charles Bronson, mas ainda mais sacana, acrescentando à obra um anti-anti-anti-herói (os antis anulam-se uns aos outros, mas era só para hiperbolizar que o bandalho é tão gandim, que até sem-abrigo rouba).

A história centra-se em Porter (claro que só tem um apelido!), um Mel Gibson no ponto certo, com um desejo de vingança, após ter sido alvejado pela sua mulher (Deborah Kara Unger), e roubado pelo seu “amigo” Val Resnick (Gregg Henry).

Infelizmente para Val, e para a organização para a qual trabalha, Porter é duro que nem pedra, e volta, e não vem contente. O seu objetivo é simples: recuperar os 70.000 doláres que lhe roubaram, e nem mais um cêntimo.

O que é que ele faz para isso: Rouba sem-abrigos, furta cartões de crédito, mata com pouco critério, e destrói uma organização completa, recorrendo a rapto e pondo em perigo a única pessoa por quem nutre uma espécie de sentimento, Rosie (Maria Bello) – que vai-se a ver, também não é nenhuma santa.

Depois temos sado-masoquismo, “porrada” gratuita, polícias corruptos, o Mel Gibson a apanhar no lombo, e um twist final previsível, mas estrondoso.

Ainda não acreditam no “Badassismo” do Porter? Deixo-vos alguns exemplos:

[Mónologo inicial]: Nice guys are fine: you have to have somebody to take advantage of… but they always finish last.

Pearl – uma tipa que apanha no lombo por gosto: [olhar sedutor como quem quer malandrices] I’ve got a few minutes. Porter: So go boil an egg.

[Depois de ter alvejado Val na perna, coloca-lhe um cigarro na boca] Porter: You got a light? Val Resnick: What? Porter: You got a light? Val Resnick: No. Porter: Then what good are you? [e Mata-o] – esta cena é genial.

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES