Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
1 July 2016
10

Sugestão para Domingo à Tarde #24: 10 Things I Hate about You (1999, Gil Junger)

10 things I hate about you está quase a fazer 17 anos! Foi lançado a 31 de Março de 1999. Entretanto, o Joseph Gordon-Levitt tornou-se num menino crescido e o Heath Ledger morreu.

É a combinação da dinâmica do liceu – os populares e os cromos – com protagonistas que juntos fogem à interacção tradicional, para justificar fazer um filme. Cameron (um adorável Joseph GL de 18 aninhos) chega à escola nova e apaixona-se logo por Bianca, a menina bonitinha e inalcançável; mas Bianca só pode ter namorado quando a irmã, Kat (Julia Stiles) tiver e ela é demasiado anti-social para isso. Cam quer tanto sair com Bianca que convence Patrick (Heath Ledger) a sair com Kat. Estes são os nossos dois casais. Há mais umas personagens para alimentar os meandros da cadeia social do secundário e para nos fazer pensar “oh meu deus, que básico” e “ai, eu não era assim”, mas éramos, fomos todos assim – a moda pode ter mudado mas qualquer geração se identificará pelo menos em parte com este filme.

Baseado na peça de Shakespeare, The Taming of the Shrew, 10 things I hate about you é perfeito para Domingo à Tarde porque é meio pateta mas empático. Kat não é adorável, é tendencialmente má e Bianca não é profunda, é parva (durante 80% do filme, pelo menos); mesmo assim, conseguimos rir, torcer pelo Joseph, suspirar pelo Heath Ledger (pronto, nem toda a gente vai suspirar pelo Heath Ledger) e encontrar umas pérolas para a vida perdidas no meio de muitos disparates medíocres de adolescência.

“Don’t let anyone tell you that you don’t deserve what you want”

No fim de contas, este filme – a estreia de Gil Junger como realizador – é uma comédia romântica pouco surpreendente que compensa em reconforto. Ah! Não esquecer que inclui o Heath Ledger a cantar, o Joseph com cara de bebé (mais ainda do que nos dias de hoje) e o poema da Julia Stiles (gravado em apenas um take, cheio de emoção)

Até para a semana!

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES