Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
24 August 2016
2015-movies-featured

Antevisão dos filmes mais esperados de 2015

Com a entrada do novo ano é altura dos amantes de cinema começarem a pensar no que aí vem. Que filmes vão estrear? Quais são os mais antecipados? E quais são aqueles que se devem evitar? O Spoon tenta dar uma ideia do que 2015 tem reservado para os espectadores.

Kingsman: Serviços Secretos – 19 de fevereiro (Portugal)

Kingsman tem como particularidade já ter estreado em diversas salas de cinema, no entanto, chega a Portugal apenas dia 19 de fevereiro. Colin Firth é um agente secreto veterano que embarca na missão de recrutar e treinar um novo membro para a agência. Este é um filme de ação que promete tantas explosões como gargalhadas, com um elenco recheado que inclui, para além de Firth, Michael Caine, Samuel L. Jackson e Mark Hamill.

Os Vingadores: A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron) – 30 de abril (Portugal)

Depois de há alguns meses atrás os estúdios Marvel terem divulgado os seus planos para a Fase 3 do seu Universo Cinemático, eis que surge o primeiro dos dois filmes com o selo Marvel de 2015. Com a segurança de uma equipa de atores e com Joss Whedon, a qualidade está assegurada, as expectativas são altas e ninguém adivinha que esta segunda instância dos Avengers vá ser em algum ponto inferior à primeira.

Mundo Jurássico – 11 de junho (Portugal)

Os reboots são um tema sensível: por um lado podem dar a uma franchise a brisa de ar fresco que necessita para voltar a ser uma história de sucesso. Por outro lado pode prolongar a série de filmes de má qualidade. Neste caso o primeiro filme – Parque Jurássico – foi absolutamente genial e mantém o seu valor apesar dos 22 anos que já tem. No entanto as sequelas foram no mínimo desapontantes. Nesta nova tentativa parece estar patente um regresso às origens, nomeadamente à ilha de Nublar e ao projeto (agora concretizado) de um parque temático completamente funcional. Uma estreia que suscita curiosidade mas que não elimina as reservas adquiridas através das sequelas de 1997 e 2001.

Mínimos (Minions) – 23 de julho (Portugal)

Provenientes dos filmes de Gru – O Maldisposto, os mínimos têm sido personagens adoradas pelos fãs em todo o mundo. Agora têm direito ao seu momento central no grande ecrã neste spin-off que recua às origens destes bichinhos engraçados. Mas nunca tiveram que ser mais do que isso: personagens secundárias engraçadas. Resta então a questão: é possível fazer a transição de personagens secundários para protagonistas sem se perder qualidade na história final que é apresentada?

Ant-Man – 30 de julho (Portugal)

O Segundo filme do ano dos estúdios da Marvel. Olhando para o passado e para o que a Fase 3 dos estúdios promete, a estratégia parece basear-se na estreia de dois a três filmes por ano – um deles uma jogada segura, outro uma aposta. Em 2014 a sequela Capitão América: O Soldade de Inverno foi o filme de continuação que tinha alguma segurança, os Guardiões da Galáxia eram a grande incógnita, mas com o sucesso que estas personagens periféricas mal conhecidas conseguiram as portas abriram-se para a entrada de novas personalidades para o universo cinemático da Marvel. Em 2015 a aposta de risco é Ant-Man, um herói à partida pouco apelativo, pouco conhecido pelo público que não lê banda-desenhada e sem qualquer tipo de introdução nos filmes anteriores. O ponto crucial é a forma como será feita a transição das páginas de papel para o grande ecrã, e se vai ser possível eliminar muito do ridículo e pouco apelativo desta personagem.

The Fantastic Four – 6 de agosto (Portugal)

Mais uma propriedade da Marvel, mas com produção pelos estúdios Fox. Os primeiros filmes do Quarteto Fantástico (2005 e 2007) deixaram muito a desejar. O primeiro conseguiu ser fiel e bem-sucedido a contar a história de origem desta equipa, mas o segundo foi simplesmente um desastre. O sucesso deste reboot é essencial para a Fox que pretende manter os direitos desta franchise mas que precisa de algum sucesso para isso valer a pena. Infelizmente, toda a informação e teasers revelados até agora apontam para um filme muito distante do que os fãs esperam. Se é verdade que reinterpretações das histórias originais podem enriquecer e rejuvenescer as personagens e a narrativa, o facto é que começar esta missão de redenção desta forma é uma estratégia arriscada.

Star Wars: Episode VII – The Force Awakens – 17 de dezembro (Portugal)

Apesar de faltar praticamente um ano para a estreia este é o potencialmente o filme mais antecipado de 2015. As opiniões dividem-se: todos os fãs que abominam os episódios I, II e III preocupam-se que esta seja a continuação da degradação dos filmes originais que idolatram. Os menos perentórios acerca dos últimos filmes desta franchise estão simplesmente entusiasmados pela extensão deste universo criado por George Lucas e agora interpretado por J. J. Abrams. De qualquer forma não é possível negar que este vai ser um dos grandes tópicos do cinema de 2015 – tanto na expectativa para a estreia através dos teasers e trailers, como na receção e bilheteira que vai conseguir.

Spectre – 23 de outubro (Reino Unido)

O último filme do famoso agente secreto (Spoon, CineSpoon) foi já há 3 anos. Esta nova obra conta com Daniel Craig novamente no papel de Bond e com a participação de Monica Belluci, Ralph Fiennes e Cristoph Waltz. Depois do sucesso 007: Skyfall este novo título apresenta-se, para já, como um dos mais ominosos da franchise, com mensagens do passado, conspirações políticas e organizações secretas.

spectre

Pixels – 13 de agosto (Portugal)

Uma fusão entre comédia e ficção científica, com a participação de Adam Sandler, Sean Bean e Peter Dinklage. Se esta frase não é suficiente para deixar qualquer um entusiasmado, então nada é. A premissa do filme é a de que o exército tem de recrutar especialistas em jogos de computador, visto que personagens dos videojogos dos anos 80 estão a invadir Nova Iorque. Com este ponto de partida, se o resultado vai ser genial ou medíocre depende inteiramente da produção e realização de Chris Columbus.

As Cinquenta Sombras de Grey – 12 de fevereiro (Portugal)

Nem todos estarão igualmente extasiados com este filme, no entanto, tendo em conta a quantidade de pessoas que o pretendem ver, surge como merecedor de uma menção para o ano de 2015, nem que seja por levar tanta gente ao cinema. O que é bom, certo? Certo?

Divertida-mente – 18 de junho (Portugal)

O último filme dos estúdios da Pixar foi em 2013 (Monstros: A Universidade). Em dois anos a antecipação para ver o que tem estado a ser preparado para os fãs tem sido exponencial e dentro de 6 meses será possível ver o resultado. O filme parece ter uma ideia inovadora: contar a história a partir do interior da cabeça da personagem principal ao personalizar as emoções que habitam o “centro de controlo” da mente de Riley.

Exterminador: Genesys – 2 de julho (Portugal)

Exterminador: Genesys – 2 de julho (Portugal)

Para os fãs de Exterminador os últimos anos não têm sido simpáticos. Este novo filme pressupõe uma nova linha temporal e apresenta-se como “sequela, prequela e reboot” à série. Emilia Clarke irá desempenhar o papel de Sarah Connnor (provavelmente sem a aparição de dragões) e o realizador é o responsável por Thor: O Mundo das Trevas e vários episódios de A Guerra dos Tronos e Roma.

The Hunger Games: A Revolta – Parte 2

Mais uma clássica divisão do último filme em duas partes. Se os fãs não estiverem cansados pelo esticar da história, pela espera de quase um ano e pelas insatisfações com a adaptação este será provavelmente um dos grandes sucessos de bilheteira de 2015 (tal como os filmes anteriores foram nos últimos anos). Também há qualquer coisa de especial em ver o fim de uma história nos dias que correm em que a vontade dos estúdios em jogarem pelo seguro dá origem a sequelas intermináveis.

 

ARTIGOS POPULARES