Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
3 August 2016
The_Shop_around_the_Corner-197813446-large1

Sugestão Para Domingo à Tarde #38: The Shop Around the Corner (Ernst Lubitsch, 1940)

É muito tentador adiar aqueles filmes antigos que sabemos que eventualmente “temos” que ver. De certeza que as obras Ingmar Bergman são muito boas, mas numa tarde de domingo o que apetece mesmo é uma comédia româtica parva com a Katherine Heigl.

The Shop Around the Corner vem resolver este dilema. Por um lado, é um filme de 1940 – sim, a preto e branco- em que um dos protagonistas é James Stewart, um dos atores mais relevantes da sua geração. Por outro lado, não deixa de ser uma comédia romântica que dura pouco mais que hora e meia e que tem um final previsivelmente feliz.

O enredo não podia ser mais cliché: dois funcionários que trabalham numa loja odeiam-se, não fazendo ideia que se correspondem anonimamente. Se quem já viu o filme You’ve Got Mail reconhece esta história é porque ambas se baseiam na mesma peça de teatro húngara.

The Shop Around the Corner tem tudo o que se exige numa tarde de domingo. Temos um casal por quem torcer, desencontros e mal entendidos para ficarmos frustrados e um final enternecedor que nos deixa emocionalmente satisfeitos. No entanto, o filme tem muito que o separa das outras comédias românticas.

É impossível ver este filme sem reparar no quão inteligente é o argumento. Já se passaram mais de 70 anos o este mantêm-se incrivelmente comovente, divertido e atual. Claro que hoje em dia ninguém planeia o seu noivado depois do primeiro encontro, mas os erros que se cometem e as motivações que nos movem não mudaram assim tanto.

Não sendo uma escolha óbvia para domingo à tarde, The Shop Around the Corner é um filme adorável e extraordinariamente engraçado. Muitos dos lugares-comum das comédias românticas começam aqui. A diferença é que normalmente estes conseguem apenas um revirar de olhos, enquanto que este filme consegue que estes resultem de forma encantadora.

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES