Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
25 August 2016
514735

Monstra 2015 – Premiados

A fantástica edição de 2015 da Monstra aproxima-se do seu final e já são conhecidos todos os filmes premiados, vamos agora revê-los.

O Conto da Princesa Kaguya

Um filme tocante, uma obra de arte, criada por um dos mestres na animação mundial que pinta o quadro da transformação de uma menina minúscula, encontrada dentro de uma cana de bambu, numa jovem requintada.

Um produção de animação japonesa repleta de fantasia e drama produzida pelo Studio Ghibli e realizado  por Isao Takahata e baseado no folclore n’O Conto do Cortador de Bambu.

1

Fuligem

Uma brilhante curta nacional que cujo ponto de partida é “o que é o futuro?”

David Doutel e Vasco Sá conta, que este novo trabalho aborda o percurso que os comboios fizeram em Portugal e o quanto contribuiram para o país. “Tiveram uma importância muito grande para povoar certos sítios, deram-nos a conhecer lugares que seriam impossíveis de conhecermos se não passássemos por lá. A cultura do betão tirou-nos esses locais e agora nós vamos vê-los e são carcaças com pessoas lá dentro, sítios que estão completamente despovoados. Portanto a mensagem do filme é: tem de haver uma acção!”. É como a fuligem da nossa cabeça – Não se vê, já faz parte.

2

 Canção do Mar

A belíssima produção de Tomm Moore que relata a mágica viagem de dois irmãos através de um mundo lendário, baseado na mitoligia Celta, na tentativa de regressarem a casa.

É o tipo de história que nos faz desejar o calor de um cobertor puxado até ao queixo, enquanto a mãe ou pai nos lêm uma história.

3

A Ovelha Choné

A Ovelha Choné e o seu rebanho têm de sair do campo e aventurar-se na cidade com a missão de salvar o agricultor, que foi forçado a deixar a quinta devido às tropelias da protagonista. O sucesso televisivo levou a Aardman a apostar numa longa-metragem protagonizada pela ovelha.

O filme é escrito e realizado por Mark Burton (argumentista de “Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem”) e Richard Starzack (realizador de duas das séries de “Creature Conforts”).

4

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES