Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
23 August 2016
before sunset

Sugestões para Domingo à Tarde #2 – Before Sunset, Richard Linklater (2004)

O prometido é devido. Para este Domingo, cá estamos nós com a segunda parte da história de Jesse e Celine.

Antes do Amanhecer (1995), que veio a tornar-se um filme de culto, passou despercebido na época em que foi lançado, mas Linklater quis retomar a história deste peculiar casal, 9 anos depois do seu único encontro, em Viena. Desta vez, contou com a ajuda dos protagonistas para escrever o guião, contribuindo para a ligação de Ethan Hawke e Julie Delpy com as suas personagens. Delpy até escreveu 3 músicas da banda sonora!

2004 traz-nos dois adultos, ao invés dos dois universitários dos anos 90. A representação desta evolução pessoal ao longo do tempo é exímia, como sempre na obra de Linklater. Há uma certa amargura de quem ainda é jovem mas já não tem todas as opções em aberto, de quem já tem idade para ter feito escolhas mas ainda tem muita vida pela frente para lidar com elas.

sunset

Celine está onde a deixámos, em Paris; Jesse está em digressão a promover o seu livro. Encontram-se numa livraria na capital francesa e saem para passear. Têm apenas uma tarde, Jesse tem de apanhar o avião de volta para Nova Iorque, Antes do Anoitecer. Para uma maior autenticidade, as gravações foram todas feitas por volta do fim da tarde, para a luz ser fidedigna. Mesmo assim, foi tudo filmado em 15 dias.

A magia entre Jesse e Celine está igual e o breve desconforto inicial desvanece à medida que reaparecem as suas memoráveis conversas sobre… bem, no fundo, sobre a vida. Desta vez, com menos sonhos mas sempre cheias de ideais. O tipo de partilha que não enche a rotina porque o quotidiano é mais banal. O verdadeiro encanto está em continuarem a ser só pessoas normais, a falar – a conversar – de forma extraordinária.

Ao contrário do primeiro filme, em que dois desconhecidos se dão a 100% porque não têm nada a perder, agora temos dois “potenciais-por-cumprir”, que não se encontraram 6 meses depois como tinham prometido e que seguiram em frente, como tinham de fazer – não podiam passar o resto da vida à espera de um amor que não ia acontecer. A verdade é que estão juntos outra vez e, contra toda a razoabilidade, continuam a olhar um para o outro como em Viena. Há mais dúvidas na interação um com o outro porque há mais em jogo. Sente-se o tempo que passou e a diferença entre a fase da vida em que estão agora e aquela em que estavam quando se conheceram. São menos livres, mais limitados. Mais velhos. Mas se calhar, ainda novos o suficiente…

 

É um filme muito curto, tem apenas 77 minutos, ótima opção para quem a semana passada não viu o primeiro – podem ver os dois de seguida! Ou esperar pelo próximo Domingo, conversaremos sobre a última peça da trilogia, Antes da Meia-Noite, e veem tudo.

Até para a semana!

ARTIGOS POPULARES