Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
31 August 2016
BEFORE-MIDNIGHT-stills

Sugestões para Domingo à tarde #3: Before Midnight, Richard Linklater (2013)

Para concluir o Verão, concluímos também a trilogia de Richard Linklater, com Antes da Meia-noite (2013).

No fim de Antes do Anoitecer, deixámos Jesse no apartamento de Celine à beira de perder o avião, lembram-se?

Retomamos 9 anos depois e o que percebemos é que não há nada tão corrosivo como o tempo. Passou-se o mesmo intervalo que se tinha passado entre Viena (1995) e Paris (2004). A principal diferença? Quando se encontraram em Paris eram a doce memória do que tudo o que foram em Viena e de tudo o que podiam ter sido noutras circunstâncias; agora já não são um potencial por cumprir, são um casal a aturar-se diariamente há quase uma década. Já não são sonhos, ideais e filosofia, são o pai e a mãe que têm de levar as miúdas à escola e para quem a paixão se perdeu no quotidiano. São o casal que nos fascinou a questionar-se se devem continuar juntos.

“If you want love, then this is it. This is real life. It’s not perfect but it’s real.” Jesse

Ainda assim, e à semelhança dos anteriores, Antes da Meia-noite é um filme de conversas, mudou o tom esperançoso, há mais amargura, mas por outro lado há mais leveza, mais humor, há menos urgência. Há o que inevitavelmente acontece a um casal depois de assentar, há hábito e se calhar a rotina é mais forte do que qualquer início extraordinário.

Ethan Hawke, Julie Delpy e Richard Linklater foram nomeados ao Oscar por Melhor Guião Adaptado (regra da Academia: todas as sequelas são consideradas como guiões adaptados) e é neste trio que reside a força de toda a trilogia. Ao longo de 18 anos, conseguiram criar uma ligação à história que a torna verosímil e é por isso que não arruinaram esta terceira parte tentando fazer um conto de fadas. É a vida – é triste e alegre e nostálgica, é linda e tem nesta história uma representação inspiradora.

Esperamos que tenham acompanhado ou que vão agora ver os três de seguida. Valem a pena!

Até para a semana!

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES