Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
25 August 2016
vlcsnap-2014-06-22-19h06m54s54

Filmes da Minha Vida (Pedro Santos) – Desafio Total (Total Recall, 1990)

O ano de 1990 foi escasso em grandes filmes – dificilmente somam mais do que meia dúzia – e Total Recall não é um deles: é sim um filme de ação aclamado pela sua violência gratuita e enredo passado num futuro distópico. Estes dois pontos marcam presença frequentemente nos trabalhos de Paul Verhoeven, realizador de TR e de outras joias como Robocop e Starship Troopers, e como todos os filmes do Sr. Verhoeven também está repleto de cenas visualmente marcantes, capazes de impressionar algumas criancinhas, tais como a extração do GPS, Schwarzenegger disfarçado de senhora e a famosa prostituta mutante de três seios, um verdadeiro marco da cultura pop que continua a inspirar muitas referências nos dias de hoje.

vlcsnap-2014-06-22-19h05m24s174

Para os pecadores que ainda não conhecem Total Recall vai aqui uma pequena sinopse.

Num futuro próximo onde a colonização de Marte deu origem a vários problemas sociais, Arnold Schwarzenegger, bodybuilder transformado em estrela de filmes de ação, é Douglas, um simples homem casado com a Sharon Stone, que sonha visitar o planeta vermelho. Decide aderir à última moda e implantar na memória umas férias virtuais em Marte apesar das advertências dos seus amigos. Durante o implante, algo corre mal e Douglas descobre a sua verdadeira identidade de agente duplo membro dos rebeldes de Marte e parte para grunhir e tratar de assuntos pendentes no 4º calhau a contar do Sol.

Esta obra de Verhoeven está repleta de tudo o que o cinema de ficção científica tinha de mau: cenários de cartão, efeitos especiais baratos, más performances dos atores e diálogos terríveis. De alguma forma TR marca pela diferença e todos estes elementos são o que dão identidade ao filme. Pode-se atribuir essa façanha ao uso dado ao Arnold: é hilariante ver um homem daquele tamanho a percorrer uma cidade e reparar que além de parecer mais sólido que os táxis futuristas ele é bem capaz de atravessar algumas paredes. A sua atuação é medíocre mas os personagens secundários só conseguem fazer pior.

Em suma, talvez seja por todo o filme ter uma qualidade duvidosa que lhe atribui um nível especial de equilíbrio e faz de Total Recall uma boa aposta de entretenimento garantido.

vlcsnap-2014-06-22-19h08m34s7

Got Milk?