Destaques do Mês
  • The Conjuring 2 – A Evocação
  • Sugestão para Domingo à Tarde #36: Out of Africa (Sydney Pollack, 1985)
  • A Rainha do Deserto (Queen of the Desert, 2015)
Data
2 August 2016
foxcatcher

Foxcatcher (2014)

Foxcatcher é uma história demasiado bizarra para ser ficção.

Quando o muilti-milionário John du Pont (Steve Carell) convida o atleta de luta livre Mark Schultz (Channing Tatum) para se mudar para a propriedade da família e formar uma equipa para os Jogos Olímpicos de 1988, este vê a proposta como uma oportunidade de melhorar e sair da sombra do seu irmão Dave (Mark Ruffalo). Com o tempo o relacionamento entre estas três personagens vai evoluindo e complicando-se.

Este filme tem sido dos mais aclamados pela crítica, principalmente pelo incrível trabalho dos atores. O grande destaque vai obviamente para Steve Carell, que depois de anos estabelecido como ator de comédia transforma-se de forma irreconhecível e arrepiante em du Pont. John era uma pessoa perturbada e complexa, com peculiaridades que seriam facilmente caricaturáveis, o que  Carell evita com sucesso. Mark Ruffalo confirma as suas qualidades já conhecidas, se bem que mais subtilmente. A maior surpresa será provavelmente Channing Tatum, que, com um repertório que inclui 21 Jump Street e Magic Mike, consegue revelar em  Mark Schultz uma vulnerabilidade que vai sendo explorada ao longo do filme – esta personagem tem tudo para ser um ponto de viragem na sua carreira.

Felizmente o filme é mais que a soma dos atores, e o seu sucesso deve-se em grande parte ao realizador Bennett Miller, que já mostrara em Capote e Moneyball ter uma visão muito própria para lidar com histórias verídicas. O início é propositadamente lento, e o que começa por ser uma premissa um pouca estranha vai subtilmente escalando. Quase sem dar por isso o desconforto e a ansiedade do espetador aumenta – no final, é impossível ficar indiferente ao desfecho, mesmo sendo este conhecido.

Foxcatcher é acima de tudo, um drama psicológico sobre a condição humana, o controlo e a manipulação. Uma tragédia moderna executada de forma brilhante em com um dos melhores elencos do ano, prometendo mais que uma nomeação aos Óscares.

RELACIONADOS

ARTIGOS POPULARES